Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 22 de abril de 2021

22 de Abril: Dia da Aviação de Caça.

"Senta a Pua!" - Em 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de surtidas na Itália: 44 missões de guerra, muitas apoiando a tropa em solo. Desde então, comemoramos o Dia da Aviação de Caça.

Nesta data, a Força Aérea Brasileira tem o privilégio de registrar os setenta anos, em que vinte e dois audazes pilotos, tão jovens quanto a própria Força Aérea, lançaram-se aos ares e realizaram o maior número de missões, em um único dia, durante a campanha da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Teria sido um dia como tantos outros em solo italiano, de clima frio e nevoeiro, não fossem as marcas expressivas de eficiência do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, que sob a inconteste liderança do jovem Major Nero Moura, com coragem e entusiasmo, decolaram em quarenta e quatro surtidas, desde o amanhecer, rumo a um território dominado por forças oponentes, para atacar alvos protegidos por artilharia antiaérea.

O desempenho daqueles heróis marcou para sempre, nos céus da Europa, uma história de glória da Força Aérea Brasileira. Entretanto, o fim da guerra trouxe novos desafios e, indubitavelmente, um anseio de consolidar as bases da doutrina da Aviação de Caça sob valores identificados no front de combate.

A missão deveria ser, então, repassar aos jovens de toda a Força Aérea os ensinamentos aprendidos com a atuação aguerrida do Grupo de Caça brasileiro. Esses conhecimentos seguiram várias gerações, desenvolveram um espírito de profissionalismo, abnegação e tradição, que foram difundidos e perpetuados no decorrer de nossa história, contribuindo para o engrandecimento operacional de uma Aviação de Caça reconhecida e moderna.

Ao longo de todos esses anos, homens e mulheres comungam das mesmas tradições e valores, dispõem de aeronaves, armamentos e equipamentos de última geração, plenamente adaptados à evolução das ameaças e das exigências operacionais e logísticas.

Reconhecemos e dignificamos todos que cederam determinação, coragem, bravura, patriotismo e, até mesmo, suas vidas em prol de um Brasil soberano.

Parabéns para a Aviação de Caça! “SENTA A PUA”, Brasil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]