Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Rádio airborne SRD da Leonardo é selecionado pela Boeing para equipar frota AWACS da OTAN

• A frota de aeronaves E-3A da Força Aérea de Alerta Aéreo e Controle da OTAN está sendo modernizada para manter sua viabilidade operacional até 2035

• Garantindo que as comunicações sejam protegidas de ataques cibernéticos, os rádios SWave® Airborne SDR SRT-800 da Leonardo fornecerão à aeronave voz, dados e comunicações táticas seguras e resilientes ciberneticamente

• Disponível para clientes civis e militares, o compacto e leve SRT-800 pode equipar a maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não.


Roma, 14 de abril de 2021 - A Leonardo acaba de ser contratada pela Boeing para fornecer seu novo rádio definido por software (SRD), o ‘SWave® Airborne SDR SRT-800’ para a frota da OTAN de aeronaves do Sistema de Controle e Alerta Aéreo E-3A (E-3A Airborne Warning and Control System - AWACS). Um dos poucos meios militares que pertence e é operado diretamente pela OTAN, a frota AWACS, está sendo modernizada pela Boeing para manter sua viabilidade operacional até 2035 sob o Programa de Extensão de Vida Útil Final (Final Lifetime Extension Programme - FLEP).

O SRT-800 da Leonardo fornecerá conectividade ar-ar e ar-solo segura e resistente a ataques cibernéticos à frota AWACS. Essa segurança está se tornando cada vez mais essencial para todos os tipos de operações militares, pois ataques cibernéticos são uma ameaça clara e presente. Disponível para clientes civis e militares, o baixo tamanho, peso e requisitos de potência do SRT-800 permitem que ele seja instalado na maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não. Ideal para retrofit, um único rádio SRT-800 substitui várias unidades aviônicas que tradicionalmente eram unidades separadas, incluindo rádio UHF / VHF, SATCOM, SINCGARS e um dispositivo de criptografia.

Segundo o contrato, a Boeing integrará o SWave® Airborne SDR SRT-800 ao sistema de missão da aeronave E-3A. Como os rádios são definidos por software, eles podem ser completamente reconfigurados quando necessário por meio de uma atualização de software, sem a necessidade de modificar o hardware. Isso torna os rádios extremamente versáteis, pois podem ser modificados de forma simples e econômica. Notavelmente, os rádios são compatíveis com o padrão Software Communications Architecture (SCA) para máxima flexibilidade.

Originalmente projetado como uma plataforma elevada de radar, o E-3A evoluiu ao longo de 30 anos para lidar com as realidades das mudanças geopolíticas. A Força Aérea de Alerta Antecipado e Controle da OTAN tornou-se uma parte essencial da capacidade de gestão da batalha aérea da Aliança e continua a permanecer operacionalmente relevante por meio de sucessivos programas de modernização. O SWave® Airborne SDR SRT-800 da Leonardo garantirá que a frota AWACS da OTAN continue a ser capaz uma empresa global de alta tecnologia, está entre os dez maiores players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e uma das principais empresas industriais da Itália de se comunicar de forma segura e com resiliência cibernética até a data de inatividade no período de 2035.

Sobre a Leonardo

Leonardo, . Organizado em cinco divisões de negócios, Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também opera por meio de subsidiárias como Leonardo DRS (eletrônicos de defesa) e joint empreendimentos e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. Leonardo compete nos mais importantemercados internacionais, alavancando suas áreas de liderança tecnológica e de produto (helicópteros, aeronaves, aeroestruturas, eletrônicos, Segurança cibernética e espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2019 Leonardo registrou receita consolidada de € 13,8 bilhões e investiu € 1,5 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. O Grupo faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e é nomeado líder global de sustentabilidade no setor Aeroespacial e Defesa pelo segundo ano consecutivo do DJSI em 2020.

Leonardo no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]