Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Parque de Material Aeronáutico do Galeão completa 82º anos.

Uma cerimônia militar marcou os 82 anos do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) sobre o comando do Diretor do Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, no Rio de Janeiro nesta sexta-feira 18. Na solenidade, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, houve homenagens aos ex-diretores, aos graduados e servidores padrão da unidade.



Na verdade, o aniversário dessa importante Organização Militar da Aeronáutica é comemorado a partir da data de inauguração de suas instalações fabris e de manutenção, originadas nos galpões das Oficinas Gerais de Aviação Naval, sediadas na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.


Uma faceta não tão conhecida da trajetória do PAMA-GL é que durante muito tempo a OM desenvolveu não só atividades de manutenção de aeronaves como também de produção e/ou montagem de aviões, como: Focke Wulf FW44 e FW58B, Fairchild PT-19, Niess 5FG, Fokker S-11 e S-12, Gloster TF-7 e F-8 e jatinhos C-41 Paris.


A partir de 1962, o PAMA-GL concentrou-se exclusivamente na manutenção de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cumprindo com competência sua missão de prestar o apoio logístico nas áreas de suprimento, manutenção, engenharia e assistência técnica aos sistemas, subsistemas e itens de material aeronáutico do Comando da Aeronáutica, bem como atualizando os conhecimentos técnicos de pessoal.




A importância do PAMA-GL para a operacionalidade da frota de aeronaves da FAB pode ser aquilatada pelo leque de modelos que lá são manutenidos atualmente, entre eles: KC/C-390, A-1, KC/C-130, VC/C-99, R-99. E-99, VC-1, VC-2, P-3, C-105 e IU-50.

Ricardo Pereira – Jornalista e Fotógrafo
Alexandre Alves - Repórter Fotográfico
Site Assuntos Militares

5 comentários:

  1. Parabéns ao maior complexo logístico da Força Aérea Brasileira!
    Unidade ímpar na história de Manutenção Aeronáutica da FAB.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho de servir no PAMAGL.

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito orgulho de ter feito parte dessa história.
    Suprimento 1987 a 1992.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns PAMAGL! Muito prazer em fazer parte dessa familia!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz parte desta história 1985 a2010 formei 20 banda marcial com os sd desta gloriosa unidade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]