Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Israel quer estreitar suas relações com a OTAN e cooperar com a aliança militar

De acordo com Jens Stoltenberg, Secretário-geral da OTAN, Israel é “dos mais ativos e capazes aliados” da aliança militar do atlântico norte.

O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, se reuniu nesta segunda-feira (12) em Bruxelas com Jens Stoltenberg, Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Lapid foi a Bélgica para participar de uma reunião do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia.

A OTAN é uma aliança militar criada em 1949 pelo Tratado do Atlântico Norte. Fundando por 12 nações a organização é hoje composto por 30 países e responsável por operações e intervenções militares na Bósnia, Kosovo, Afeganistão, Iraque e Líbia.

Apesar de não ser um dos países que integram a aliança militar, o Estado de Israel foi designado em 1989 pelo então presidente americano George Bush como um “importante aliado extra-Otan”. Esta classificação, é garantida aos países que possuem relações e cooperam com as forças armados dos Estados Unidos. Também são “importantes aliados extra-OTAN” países como por exemplo o Japão, Brasil, Nova Zelância, Bahrein, Marrocos e a Coréia do Sul.

O chanceler israelense disse ao Secretário-geral da Otan que Jerusalém deseja estreitar suas relações com a aliança militar e cooperar com o órgão em temas relacionados a inteligência, cibersegurança, contraterrorismo, segurança marítima, mudança climática e mais. Lapid também convidou Stoltenberg para uma visita oficial a Jerusalém.

Em nota o Secretário-geral da OTAN afirmou que Israel é “há mais de 20 anos”, um de seus “mais importantes e ativos aliados”. Stoltenberg aproveitou ainda a ocasião para exigir que o Irã cumpra com suas obrigações referentes ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]