Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 9 de julho de 2021

PAMAGL entrega mais uma aeronave C-105A Amazonas inspecionada.

O Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), localizado no Rio de Janeiro (RJ), entregou na quinta-feira (08/07) uma aeronave Airbus C-105A Amazonas (C295) destinada ao Esquadrão Arara (1º/9º Grupo de Aviação) sediado na Ala 8, em Manaus (AM), após uma inspeção que durou 4 meses que empregou aproximadamente 21.000 homem hora, A inspeção foi planejada de acordo com os preceitos descritos em publicações técnicas, sistematizados de forma a permitir aos técnicos entregar uma aeronave segura e precisa à unidade. Após a conclusão da inspeção, os voos de ensaio foram realizados pelo Esquadrão, e o C-105A Amazonas (FAB 2805, Manufacturer Serial Number - MSN S-038) foi considerado apto para o serviço operacional.



Designado pela FAB como C-105 Amazonas, o Airbus C295 é um bimotor turboélice desenvolvido para o transporte tático militar pela antiga Construcciones Aeronáuticas S.A. - CASA, atualmente parte da Airbus. Desenvolvido a partir da aeronave de transporte CASA CN-235, o C295 tem fuselagem alongada, carga útil 50% maior e motores PW127G.



A aeronave é usada por diversas forças aéreas ao redor do mundo, e atualmente compete em diversas concorrências. Existe uma variante de patrulha marítima, conhecida como Persuader, equipada com o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System).

O C295 foi selecionado para atender ao programa CL-X, que visava dotar a Força Aérea Brasileira de um transporte médio que substituísse os deHavilland Canada DHC-5 Buffalo (C-115) no apoio ao Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e ao Projeto Calha Norte, que auxilia populações em zonas remotas da Amazônia.

Agradecemos ao Diretor do PAMA-GL, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

Ricardo Pereira - Jornalista e Fotógrafo
Alexandre Alves - Repórter Fotográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]