Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 20 de julho de 2021

Sukhoi Su-75 CheckMate, o caça de 5ª geração da Rússia

Nesta terça-feira (20), o mais novo caça leve do país, o LTS Sukhoi ou Checkmate, foi primeiro apresentado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a abertura do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

O protótipo da aeronave foi projetado em um ano, usando supercomputador.


O novo caça da Sukhoi pode contar com as versões monologar, bilugar ou não tripulada, segundo anúncio apresentado nesta terça-feira (20). "LTS Checkmate é um veículo de combate do futuro. A base de uma plataforma [...] pode criar a versão não tripulada do veículo", disse Sergei Chemezov, dirigente da corporação Rostec, que fabrica o novo caça.Bourget apresenta projeto de caça europeu do futuro.


A nova aeronave terá uma carga útil máxima de 7,4 toneladas e será capaz de atingir uma velocidade de até Mach 2.


"A carga útil máxima é de 7.400 quilos, o teto operacional é de 16,5 quilômetros, a velocidade máxima é de Mach 1,8–2, a sobrecarga operacional máxima é de oito unidades", informou a empresa.


"O avião tático leve Checkmate pode portar [...] até cinco mísseis ar-ar de alcance diferente", explicou o chefe da Rostec.


Durante a apresentação foi revelado que o novo caça ainda contará com uma estação de radar com antenas de matriz ativa faseada, reconhecimento óptico e eletrônico circular, bem como comunicações de banda larga.



Segundo o dirigente da corporação Rostec, o caça pode agir em um grupo com drones e outras aeronaves tripuladas, conectados em um sistema único. Ele também disse que a base deste caça de quinta geração, no futuro, pode ser criado para outros veículos aéreos.


Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, o caça estará pronto daqui a quatro anos. As entregas do novo caça russo Checkmate devem começar daqui a cinco anos. Segundo o ministro, entre os compradores potenciais estão a Índia, Vietnã e vários países africanos. Por sua vez, o chefe da Rostec, Serguei Chemezov, disse que o avião pode ser encomendado por países do Oriente Médio, Ásia-Pacífio e América Latina.


De acordo com Sergei Chemezov, dirigente da corporação Rostec, que fabrica o novo caça, este custará entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. Chemezov também sublinhou que o Checkmate é dotado de um motor igual ao do caça de quinta geração Su-57. O avião pode receber o nome Su-75, disse vice-construtor do caça.

"Denominamos isso como a realização da arquitetura aberta, que permite tornar o avião em não tripulado ou bilugar sem realizar modificações", afirmou Putin.

Putin também afirmou que "algoritmos inteligentes baseados na inteligência artificial aliviam a carga dos pilotos com operações de rotina, e eles podem se concentrar nas tarefas principais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]