Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 14 de agosto de 2021

AMAN realiza entrega de espadins a 409 cadetes do primeiro ano

Brasília (DF), 14/08/2021 - Na manhã deste sábado (14), 409 cadetes do primeiro ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Turma Bicentenário do General João Manoel Menna Barreto, receberam a réplica reduzida da espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. A solenidade de entrega do espadim ocorreu no Pátio Tenente Moura, situado na academia, em Resende, Rio de Janeiro.


O espadim simboliza a honra militar e acompanhará o cadete até o momento em que ele receberá a sua espada, símbolo do Oficial das Forças Armadas. Os jovens alunos são oriundos de todas as regiões do País e de nove nações amigas: três de Camarões, dois da Guiana, dois de Senegal e dois do Panamá.


Ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Vice-Presidente, Hamilton Mourão, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou a solenidade na instituição do Exército, também acompanhado do Comandante da Força Terrestre, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.


Em discurso, o titular da Pasta cumprimentou os cadetes pela importante conquista em suas carreiras. “É uma grande honra, como Ministro da Defesa, participar da cerimônia de entrega de espadins na Academia Militar das Agulhas Negras, berço das tradições do Exército Brasileiro. A partir de agora, ao receber esse sabre, vocês são confirmados Cadetes de Caxias, contando com o reconhecimento, o apoio e o respeito dos seus irmãos de Armas”, disse o Ministro.

O Exército promove a tradicional entrega de espadins aos cadetes do primeiro ano desde 1932, ficando sob responsabilidade do futuro oficial manter o símbolo sob sua guarda até a conclusão do curso.

“O que ora testemunhamos neste histórico pátio de formaturas é, sem questionamentos, a cerimônia mais plena de significados e de emoção dos anos vividos ao sopé do maciço das Agulhas Negras. Estou certo de que ela irá reverberar na memória dos seus protagonistas para todo e sempre”, declarou o Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.

O cadete destaque da turma, Pedro Henrique Conegatto do Amaral, recebeu o espadim das mãos do Presidente Bolsonaro, ao lado de seus familiares. Em seguida, os padrinhos e as madrinhas entregaram os espadins aos demais integrantes da turma.

A solenidade é considerada um dos ritos mais significativos na vida dos cadetes, pois é o momento em que os futuros oficiais trajam pela primeira vez o uniforme histórico.

Período Preparatório

Antes de receber o espadim, os cadetes do primeiro ano da AMAN passaram por diversas etapas. A primeira abrangeu um período de nivelamento. A última, denominada Operação Henrique Lage, consistiu em um exercício no terreno com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Ministério da Defesa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]