Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

STREV realiza testes de aceitação em campo no CAEx

A Omnisys concluiu mais uma etapa de entrega e implantação do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV) junto ao Centro de Avaliações do Exército (CAEx). O Sistema, que foi desenvolvido integralmente pela empresa no Brasil, envolve alta tecnologia embarcada em viaturas que abrigam subsistemas de monitoramento e controle assim como equipamentos para rastreio óptico e radar para uma ampla gama de engenhos em voo.


O STREV irá apoiar o Exército Brasileiro em missões de rastreio de forma a prover informações essenciais para o desenvolvimento e avaliação de projetos e produtos, como a do míssil tático de cruzeiro MTC-300 e a do foguete guiado SS-40G que integram o Programa Estratégico do Exército Astros 2020.Totalmente transportável, o sistema poderá ser operado em diferentes campos de ensaios e testes brasileiros, resultando em significativa redução de custos de instrumentação para as forças armadas brasileiras.

Para formalizar a entrega e dar prosseguimento com a campanha de testes de aceitação em campo no CAEx, o STREV foi deslocado da sede da Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), para o Rio de Janeiro (SP), entre os dias 10 e 11 de junho, sob a supervisão do CAEx e com apoio de Batalhões da Polícia do Exército.

Os testes de aceitação em campo fazem parte de um detalhado programa de validação que envolve avaliações de rodagem e frenagem das viaturas assim como testes de performance com simulações de rastreio de munições e foguetes. Toda a operação está sendo realizada e coordenada por profissionais da Omnisys com apoio e supervisão da equipe do CAEx.

É importante destacar que o rastreio de engenhos em voo é uma capacidade tecnológica estratégica dominada por poucos países. Por sua arquitetura transportável, o STREV pode ser operado em diferentes locais acessíveis por rodovias, em todo o território nacional, o que viabiliza a realização dos ensaios em área geográfica mais adequada para a missão de lançamento do engenho a ser avaliado.

Linha do Tempo

A parceria entre a Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, e o Exército Brasileiro para o desenvolvimento e implantação do STREV foi firmada em abril de 2019. O contrato, de cinco anos, incluiu o desenvolvimento e a implantação do sistema de rastreio, capaz de fornecer informações essenciais para a análise de desempenho de foguetes, mísseis e munições, além da instrumentação completa, treinamento e suporte logístico.

Como responsável também pela capacitação da equipe do Exército Brasileiro, o time da empresa recebeu para treinamento, entre março e abril de 2021 em sua sede em São Bernardo do Campo, 13 militares e três servidores civis do CAEx, além de um militar do 1º Batalhão de Polícia do Exército, que receberam instruções sobre o funcionamento e a operação do Sistema.

Omnisys


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]