Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Escola Superior de Guerra celebra 72 anos de história

Rio de Janeiro (RJ) – A Escola Superior de Guerra (ESG), celebrou no dia 20 de agosto de 2021, o septuagésimo segundo aniversário de sua criação. O referido centro de estudos e pesquisas, criado em agosto de 1949, atua exclusivamente com trabalhos de natureza acadêmica, sendo um braço de desenvolvimento de cursos do Ministério da Defesa.


A cerimônia realizada sob a imponente rocha do Pão-de-Açúcar, no pátio da instituição de ensino, contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto. Na oportunidade, Organizações Militares, personalidades civis, além de autoridades da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, receberam condecorações como a Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Naval, Medalha Militar por tempo de serviço e Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias.


Nesse contexto, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, foi agraciado com a medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. A distinta condecoração foi criada em 20 de junho de 1983, por ato do comandante da Escola Superior de Guerra em homenagem ao insigne Marechal, primeiro comandante da ESG.

Sobre a ESG

A Escola Superior de Guerra foi criada em 20 de agosto de 1949, sob a influência das experiências obtidas por um grupo de militares, capitaneados pelo Marechal César Obino, após o segundo conflito mundial e diante dos prenúncios de uma nova ordem, apontados pelo início da guerra fria. Esses militares acreditavam que o País poderia tornar-se uma grande potência, desde que houvesse vontade política e, sobretudo, gerasse um método de planejamento próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]