Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Semana Espacial sobre o espaço, da Expo 2020 Dubai, é aberta oficialmente

Evento dentro do Pavilhão do Brasil, na Expo Dubai 2020, comemorou a abertura do evento com vários convidados, incluindo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, o diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento e o Deputado Federal David Soares. A Semana Espacial do Espaço, que ocorre entre os dias 17 a 23 de outubro, evidencia as ações que vêm sendo implementadas pelo Governo para o setor espacial, por meio da AEB e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambas instituições vinculadas ao MCTI.

Após ver as réplicas do Amazonia-1 e do CBERS, que ficarão expostas durante a semana, o presidente da AEB falou em seu discurso como o Programa Espacial Brasileiro evoluiu nos últimos anos.

“É um privilégio para a Agência Espacial Brasileira se juntar a este esforço de proteger seu meio ambiente para estabelecer uma infraestrutura nacional que possa promover o desenvolvimento de nosso país de uma forma sustentável. A sustentabilidade, que através de exemplos e projetos, tentamos mostrar ao mundo a preocupação que nós temos”, disse.

O ministro Marcos Pontes fez questão de realçar o crescimento do setor espacial. “O Programa Espacial Brasileiro deu um salto de décadas. Neste momento estamos passando por um ponto de inflexão. Nós precisamos de um programa forte”, afirmou.

A semana dedicada ao espaço abordará tópicos envolventes, como a exploração do espaço para benefício do planeta; a cooperação internacional, a indústria espacial; o aumento de players e de participantes no setor; as contribuições vitais das mulheres para a exploração do espaço; a sustentabilidade no espaço e as visões sobre o futuro do setor.

A Semana Espacial é a segunda das 10 Semanas Temáticas, que acontecem ao longo da Expo 2020 Dubai, como parte do Programa para Pessoas e Planeta. Trata-se de uma possibilidade de troca de novas perspectivas inspiradoras para abordar os maiores desafios e oportunidades de nosso tempo, incluindo clima, conectividade, o futuro da saúde humana e muito mais.

Expo Dubai 2020

A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Gabinete Internacional de Exposições (BIE, sigla em inglês), que está sendo na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante um período de seis meses. O evento foi adiado para este ano por conta da pandemia. A exposição é uma importante plataforma de promoção da imagem do Brasil, abrangendo múltiplos temas de interesse nacional como agronegócio, cultura, e-commerce, inovação, tecnologia e turismo.

No total, são esperados 25 milhões de visitantes. O Pavilhão Brasil foi construído e é operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O subtema da participação do Brasil na Expo Dubai 2020 será sustentabilidade, colocando o Brasil como um ator global reafirmando a importância da diversidade brasileira e como potência agrícola, e imenso potencial industrial e tecnológica.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pretende responder como local host do Brasil para sediar, em 2024, o evento mais importante do mundo no segmento de astronáutica. A defesa da candidatura será feita pela delegação brasileira, no próximo mês de outubro, nos Emirados Árabes Unidos, durante a 72ª edição do Congresso.

A AEB foi criada em 1994, é membro da Federação Astronáutica Internacional (IAF) desde 1996 e já sediou o Congresso uma única vez há mais de duas décadas. Tem novamente a oportunidade de receber instituições importantes do mundo inteiro para discutir e desenvolver o setor.

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Agência Espacial Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]