Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Força Terrestre comemora 100 anos do emprego de blindados no Brasil

Os desafios do combate são vencidos não só com tropas bem preparadas, mas também com veículos potentes. Este ano, as Forças Armadas comemoram 100 anos do emprego de blindados pelo Exército Brasileiro. Em celebração à data, na segunda-feira (08), ocorreu cerimônia no 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento foi prestigiado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

Desfile de carros de combate, salva de tiros de canhão, apresentação de coral e exposição de meios marcaram a cerimônia. “Celebrar essa data é fazer um resgate histórico. Acompanhar a evolução tecnológica dos materiais de emprego militar é um grande desafio para qualquer país. Proteger o território e as riquezas desse imenso Brasil é uma tarefa ainda maior”, sublinhou o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade.

Na ocasião, foi inaugurado retrato do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, responsável por trazer os blindados para Brasil; além de lançado selo e moeda comemorativos pelos 100 anos de blindados no Brasil. O centenário, ainda, foi marcado pelo lançamento de livro comemorativo.


Em entrevista, o Comandante do Centro de Instrução de Blindados, Tenente-Coronel Camilo Pereira Antunes, ressaltou a importância desses veículos. “Com a proteção blindada, a gente consegue chegar mais perto do perigo no conflito. Temos mais mobilidade porque conseguimos transitar sem ser barrados por obstáculos e pela potência de fogo”, explicou. Atualmente, o Exército Brasileiro possui cerca de 2 mil blindados.

Estiveram, também, presentes o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; e demais autoridades civis e militares.

Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]