Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

EM CERIMÔNIA DE FORMATURA DE SOLDADOS, SECRETÁRIO ANUNCIA NOVO FARDAMENTO PARA POLICIAIS MILITARES E INÍCIO DAS OPERAÇÕES DAS CÂMERAS CORPORAIS

“Mais conforto com as novas fardas e mais segurança jurídica para o cumprimento das missões com as câmeras corporais. Estamos trabalhando para que nossos resultados sejam cada vez melhores”, declarou na manhã desta segunda-feira (13/12) o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires durante a cerimônia de formatura de 400 novos policiais militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31 Voluntários.


A declaração do Coronel Henrique Pires fez referência a duas importantes medidas anunciadas no dia da formatura dos novos soldados voltadas para a valorização da tropa: a substituição do fardamento por um modelo mais confortável e mais adequado para ações de rotina e a fase final dos testes para o uso de câmeras corporais que passarão a fazer parte da indumentária dos policiais.


Com uma tonalidade de azul que confere maior amplitude visual, a nova farda foi inspirada na “Gendarmerie”, a força policial militar da França. O tecido empregado na confecção garante proteção a raios solares UV 50+ e é resistente à água. Outros critérios também pesaram na escolha: maior operacionalidade aos usuários e sensação térmica mais confortável com a "Combat Shirt", que é usada por outras forças de segurança ao redor do mundo. A modelagem específica para a área do tórax permite melhor ventilação e maleabilidade durante o serviço policial. Até o segundo semestre de 2022, a Corporação deverá concluir o processo de substituição do fardamento.

CÂMERAS CORPORAIS NA VIRADA DO ANO

Em relação às câmeras corporais, os especialistas da CETIC (Coordenadoria Especializada de Tecnologia da Informação e Comunicação) da SEPM já finalizaram os testes do equipamento. Das 21.571 câmeras adquiridas pelo Governo do Estado para equipar agentes das forças de segurança, defesa civil e fiscalização, as primeiras unidades deverão entrar em operação pela Polícia Militar durante o próximo réveillon.

A troca de uniformes e o uso de câmeras portáteis são duas ações concretas de valorização da tropa, princípio bastante enfatizado pelo Coronel Henrique na leitura da ordem do dia na cerimônia realizada no CFAP, ao relembrar seu discurso quando assumiu o comando da Corporação há pouco mais de três meses, no qual fez questão de frisar a prioridade absoluta dos policiais militares. Na ordem do dia, o secretário lembrou ainda o investimento em obras de infraestrutura das unidades da Corporação e a aprovação da nova lei que permitirá a realização de concursos públicos para contratação temporária de profissionais de saúde para melhorar o atendimento dos policiais da ativa, veteranos, dependentes e pensionistas.

O Governador Cláudio Castro prestigiou a cerimônia de formatura. E também enfatizou a valorização dos policiais militares:

“O policial militar é patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Investir na sua formação, na infraestrutura da corporação e em melhores condições de trabalho é obrigação do governo”, discursou o Governador.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍCIA MILITAR
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Um comentário:

  1. Sou obrigado a dizer: não sei aonde iremos parar dessa forma.
    Será que alguém perguntou aos militares sobre esses novos uniformes ? Será que tiveram algum poder de decisão ou foram encarados como verdadeiros fantoches, para não dizer gado, na concepção de mais uma forma de desvio do dinheiro público.
    Num momento desses de crise me saem com essa história de "novo fardamento". Realmente o governo Bolsonaro tem razão. Não está dando espaço para falcatruas, no Governo Federal, e isso está refletindo em todos os setores, quer do setor privado quer do público em todas as suas esferas.
    Gostaria de saber para qual "cofrinho", para não dizer bolso, irá uma parte desse invetimento e nesse ponto de vista não estou falando das câmeras. Só falo à respeito dos uniformes, os quais muitos dizer ser farda. Mas farda só existe em três locais. Exército, Marinha e Aeronáutica.
    Com a resposta, quem precisar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]