Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

22 de abril de 2022

1º LOTE 40 GRIPENS: Força Aérea Brasileira recebe seus primeiros caças Saab F-39E Gripen

Ricardo Pereira

O presidente Jair Bolsonaro participou, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, da cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, ocasião em que foi realizada a incorporação à FAB dos dois primeiros F-39E Gripen. Durante a cerimônia, os F-39E FAB 4101 e FAB 4102 receberam o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira.


Os dois aviões multimissão, de produção em série, chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.  A solenidade na BASC contou ainda com voo de formação das aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB e, além disso, houve visitação aos F-39 Gripen.

Programa Gripen


A parceria entre Suécia e Brasil teve início em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. O programa de transferência de tecnologia tem previsão de execução em um período de dez anos.


Os Gripen E/F são desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros. “Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia, que visa proporcionar o conhecimento necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil”, informou a FAB. À medida que o programa evolua, a Embraer passará a fazer a montagem completa de 15 aeronaves. O desenvolvimento do Gripen F, de dois assentos, está avançando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen.

O Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Ao todo, 36 exemplares foram comprados pelo governo do Brasil por 39,3 bilhões de coroas suecas, valor que equivale atualmente a quase R$ 24 bilhões. Esse valor inclui um amplo programa de transferência de tecnologia, na qual engenheiros e técnicos brasileiros, num total de mais de 350 profissionais, receberão treinamento teórico e prático na Suécia. Segundo a empresa, mais de 200 brasileiros já participaram desse treinamento. A ideia é que, quando retornarem às suas empresas -- as parceiras brasileiras da Saab no programa são Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atech, Saab Aeronáutica Montagens e Saab Sensores e Serviços -- esses profissionais repassem o conhecimento aprendido e se tornem multiplicadores do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]