Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

1 de abril de 2022

General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assume Ministério da Defesa

Ministério da Defesa: Brasília (DF), 01/04/2022 – Nesta sexta-feira (01), o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assumiu o Ministério da Defesa como sucessor do General de Exército Walter Souza Braga Netto. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na sede da pasta, em Brasília (DF), e foi prestigiada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.


Para o chefe do Executivo, as Forças possuem alta relevância na garantia da soberania nacional. "A história nos demonstra que, nos momentos mais difíceis da nossa Pátria, as Forças Armadas sempre estiveram presentes”, declarou. Acrescentou, ainda, que “é no campo constitucional que podemos garantir nossa liberdade".


O General Paulo Sérgio Nogueira enfatizou o sentimento ao assumir a pasta da Defesa. "Honrado com a distinção de ter sido nomeado, agradeço ao senhor presidente da República por confiar à minha pessoa a condução das políticas setoriais de uma das áreas essenciais para a soberania e para a própria existência do Estado brasileiro.


Recebo essa missão com entusiasmo e muita vibração. O espírito de cumprimento de missão que cultivei e pratiquei, em 48 anos de Exército, servirá a mim e à minha equipe como força impulsionadora para a luz de suas diretrizes, e, somando-se aos esforços do Governo Federal, fazermos o Ministério prosseguir nas entregas que o Brasil precisa para prosseguir”, afirmou.

O ministro agradeceu, também, ao antecessor, General Braga Netto, pelo trabalho desempenhado. “Ministro Braga Netto, tenha certeza que daremos continuidade a esse legado, que fez o Brasil entrar na pauta nacional com a importância e a prioridade necessárias a um país da estatura do Brasil”, concluiu.

Em discurso de despedida, o General Braga Netto ressaltou o empenho dos servidores civis e militares da pasta. “Foram 12 meses de desafios e conquistas. Reconheço que o resultado alcançado nas várias áreas de atuação da Defesa foi fruto de cooperação, do consenso e da dedicação incondicional dos integrantes civis e militares do Ministério”, salientou.

O novo ministro

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira nasceu em Iguatu, no Ceará. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1977, tornando-se aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1980. Como oficial-general, chefiou e comandou várias organizações, tais como o Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS); a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM); o Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM); o Comando Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília (DF); e o Comando Militar do Norte, em Belém (PA).

Durante a carreira, foi agraciado, entre outras condecorações, com a Ordem do Mérito da Defesa, no grau Grande Oficial; com a Ordem do Mérito Ministério Público Militar; com a Ordem do Mérito Judiciário Militar; e com o Distintivo de Comando Dourado.

Ministério da Defesa
Texto: Ascom MD
Fotos: Igor Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]