O Airbus A330 MRTT tornou-se o primeiro avião-tanque do mundo a ser certificado para operações de reabastecimento automático ar-ar (A3R) à luz do dia após uma campanha bem-sucedida em colaboração com a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF).
Certificada pelo Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA), esta capacidade faz parte do novo SMART MRTT desenvolvido pela Airbus. O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para permitir a superioridade aérea.
O conjunto de tecnologias desenvolvidas no demonstrador Airbus Auto'Mate permitirá um avanço disruptivo no nível de autonomia das atuais operações de Reabastecimento Ar-Ar (AAR), para reduzir a fadiga da tripulação e custos de treinamento, melhorar a segurança e eficiência, e Operações de reabastecimento ar-ar não tripulados (incluindo operações AAR não tripulados para não tripulados), uma capacidade altamente exigida para cenários de defesa futuros.
O Auto´Mate é o primeiro demonstrador UpNext a ser lançado, desenvolvido e concluído em Espanha (foto: Airbus Military).
Revista Segurança & Defesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.