Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

7 de julho de 2022

Base Aérea de Anápolis recebe equipamentos de suporte e treinamento do Gripen

Chegaram ontem, 06, à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, materiais e equipamentos de treinamento e de suporte à operação dos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). Dois Treinadores de Missão - simuladores do Gripen E com domo e cockpit integrados - serão instalados na base.

Os Treinadores de Missão serão utilizados tanto para o treinamento de pilotos em fase de iniciação quanto para treinamento operacional, com a utilização de cenários táticos avançados. Com os dois equipamentos conectados, é possível realizar o treinamento de voo em formação, quando duas ou mais aeronaves voam próximas umas das outras, com mesma proa e velocidade.

Os equipamentos de suporte à operação, utilizados pelos pilotos e pessoal de manutenção, incluem: sistemas de planejamento e avaliação de missão, softwares para o tratamento de dados digitais, como o sistema de geração de mapas digitais além de sistemas para o planejamento de enlace de dados e comunicação. O equipamento também conta um sistema de suporte de manutenção em solo, que suporta os dados de manutenção da aeronave a serem analisados ​​e armazenados.

Os sistemas de suporte à manutenção, voltados para o treinamento dos técnicos, contam com um treinador virtual, que projeta a imagem 3D do Gripen em vários ângulos, o que possibilita a ampliação e visualização de detalhes. Os técnicos podem interagir com a imagem da aeronave para, por exemplo, simular a instalação de um componente ou a abertura de uma janela de manutenção.

Além disso, os manuais técnicos são totalmente interativos e integrados no mesmo sistema, o que permite a busca de informações de maneira mais rápida e eficiente. Um sistema de treinamento baseado em computador, dividido em aulas, também está incluído.

“Está é uma parte importante da implementação do contrato. Os sistemas de suporte e treinamento são essenciais para capacitar as equipes e apoiar o programa e nossa responsabilidade é entregar sistemas completos e funcionais, além de realizar o treinamento sobre o uso e a manutenção dos aparelhos”, comenta Daniel Rydja, diretor do Programa de Suporte e Treinamento da Saab.

A FAB vem preparando a Base Aérea de Anápolis (BAAN) para o recebimento dos sistemas de apoio ao Gripen. Na semana passada, a Força celebrou a inauguração do novo prédio do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), a primeira grande estrutura especificamente construída para a operação do Gripen. O novo prédio do 1º GDA na BAAN simboliza um marco concreto da operação do vetor F-39 Gripen no país.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional como um todo.

Publicis Consultants

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]