Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

27 de setembro de 2022

Assuntos Militares visita o USS Mesa Verde (LPD 19) “Ghost Gator!”

O Assuntos Militares/Revista Segurança & Defesa foram convidados a visitar USS Mesa Verde no fim da operação Unitas. No dia anterior, o navio havia atracado no píer da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) na Ilha de Mocanguê, na Baía de Guanabara.


A operação UNITAS (que em latim quer dizer “UNIDADE”), foi concebida em 1959 e tem sido realizada anualmente desde 1960. Este ano marca a 63ª edição, e o Brasil sediou o exercício, ao mesmo tempo em que comemorou o bicentenário da independência. Em 2022, as Marinha norte-americanas se uniram à Marinha do Brasil e a outras 18 forças navais, em um exercício focado na interoperabilidade.



O USS Mesa Verde (LPD 19), apelidado de “Ghost Gator!”, é o terceiro navio anfíbio da classe “San Antonio”, cuja missão é embarcar, transportar, desembarcar e dar suporte a uma força de desembarque de fuzileiros navais.



Em sua doca, o navio acomoda Embarcações de Desembarque de Carga Geral (LCU) e veículos de colchão de ar (Hovercraft), e no seu espaçoso convés de voo opera helicópteros ou aeronaves de rotores basculantes MV-22 Osprey, para facilitar o movimento das tropas e realizar missões de apoio aéreo e de busca e salvamento.



O navio foi batizado em janeiro de 2005 e incorporado em 2007, marcando o centésimo aniversário do Mesa Verde National Park, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, localizado condado de Montezuma, Colorado, em homenagem do qual tem esse nome. A bordo, diga-se de passagem, há um pequeno museu alusivo ao Parque.




As principais características do navio são:


* Comprimento: 208,5m
* Boca: 31,9m
* Deslocamento a plena carga: aproximadamente 24.900t
* Velocidade: maior que 22 nós
* Motores: quatro motores diesel Colt Pielstick de 40.000hp, impulsionando dois eixos
* Tripulação: 360 homens, sendo 28 oficiais
* Tropas: 699 militares, sendo 66 oficiais; pode transportar um máximo de 800 militares.



Armamento

* Armamento: dois canhões automáticos de 30mm e dois lançadores de mísseis antiaéreos RAM
* Embarcações de desembarque: dois LCAC (Landing Craft, Air Cushion), e duas LCU, convencionais
* Viaturas: 14 Marine Corps Expeditionary Fighting Vehicles (EFV)


O comvoo


*
O comvoo pode receber um misto de aeronaves de asas rotativas quando necessário, MV-22 Ospreys, CH-53 Sea Stallion, SH-60/MH-60 Seahawk, UH-1Y Venom , AH-1W Super Cobra



Lema: “Courage, Teamwork, Tradition” (Coragem, Trabalho de Equipe, Tradição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]