Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

1 de setembro de 2022

EUA participam do Exercício Multilateral UNITAS 2022 no Brasil

As forças norte-americanas se unirão ao Brasil e a outras 18 forças navais regionais em um exercício anual focado na interoperabilidade

Brasília, 29 de agosto de 2022: Entre os dias 10 e 22 de setembro, as forças navais e marítimas do Brasil, Estados Unidos, Belize, Camarões, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Uruguai vão participar da 63ª edição da operação UNITAS 2022 – um exercício naval multinacional que ocorre desde 1960 e, este ano, está sendo realizado pelo Brasil. O exercício incluirá 20 navios/embarcações de guerra, um submarino e 21 aeronaves, e será realizado principalmente na costa do Rio de Janeiro, contabilizando cerca de 5.500 militares. A cerimônia de abertura vai acontecer no dia 8 de setembro.

O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, comentou sobre o exercício, “UNITAS é um dos exercícios marítimos multinacionais mais importantes do planeta. Como parceiros sólidos, temos a honra de observar como nossos dois países e outros 18 de toda a America Latina e Caribe preparam suas forças para conduzir operações marítimas e para aprimorar a proficiência tática e aumentar a interoperabilidade entre as forças participantes”.

Após a chegada das forças multinacionais ao Brasil, a fase inicial na área portuária vai incluir intercâmbios culturais, eventos esportivos e projetos comunitários. Além disso, as nações parceiras da UNITAS 2022 poderão participar dos eventos do bicentenário brasileiro, como o Desfile Naval do Bicentenário, em 7 de setembro.

UNITAS 2022 está focada no estreitamento dos laços de cooperação e amizade dos parceiros marítimos para alcançar objetivos comuns, conduzir operações marítimas conjuntas e desenvolver maior interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras e estrangeiras.

Sobre

UNITAS:


UNITAS, que é o latim para “unidade”, acontece anualmente desde 1960. A UNITAS desenvolve e sustenta relações, intercâmbios entre militares, e o desenvolvimento da cooperação amigável e do entendimento mútuo entre as forças participantes.

Embaixada dos EUA e consulados no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]