Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

31 de janeiro de 2023

Viaturas Blindadas de Socorro fortalecem a frota Guarani

Brasília (DF) – O Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas vai ganhar um importante reforço. Foram adquiridas 20 Viaturas Blindadas Especiais Socorro 6x6, modelo MaxxPro Recovery Vehicle. Produzidas pela empresa norte-americana Navistar Defense, são equipadas com uma “asa delta” traseira e uma lança hidráulica com acesso eletrônico, suportando 42 toneladas de reboque com um arraste de quase 23 toneladas.


“Trata-se de uma capacidade, até então, inexistente na Frota Guarani. Essa aquisição, por meio do programa de vendas militares estrangeiras do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, vai incrementar esse suporte fundamental ao poder de combate, especialmente no que se refere às atividades avançadas de manobra de força e de apoio à retaguarda nas tarefas de manutenção de segundo escalão”, afirmou o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento. As novas viaturas serão distribuídas aos batalhões logísticos que integram as brigadas de infantaria e cavalaria mecanizadas, bem como às escolas e organizações militares mecanizadas mais isoladas.

Caraterísticas da Viatura Blindada Especial de Socorro (VBE Soc)


O MaxxPro Recovery Vehicle é uma viatura com proteção blindada apta a realizar resgates em campo de batalha. Resiste a disparos de armas de calibre 5,56 e 7,62 mm, estilhaços de artilharia, minas e artefatos explosivos improvisados. Está equipada com um motor MaxxForce 8.9 L, turbo inter-cooled diesel, com 450 hp e torque de 1.627 Nm. A transmissão é automática de seis velocidades e a suspensão dianteira é independente.


Possui capacidade de 42 toneladas para reboque (PBTC); 22,6 toneladas de arraste no cabo de aço; 15,8 toneladas com o uso da “asa delta” traseira; 27,2 toneladas de içamento de carga no guindaste, com lança hidráulica; e um suporte de reboque e arraste que atende às viaturas da família Guarani.

Programa Estratégico Forças Blindadas


A aquisição faz parte do Programa Forças Blindadas, que integra o Portfólio Estratégico do Exército e entrega à Força Terrestre a renovação da frota blindada. A iniciativa proporciona avanços tecnológicos e de qualidade, tendo em vista a manutenção da capacidade operativa, bem como o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, por meio de transferência de tecnologia e da qualificação técnica de mão de obra nacional.

O processo de compra da Viatura Blindada Especial de Socorro 6x6 é resultado de um planejamento iniciado em 2018, contemplando estudos estratégicos e de viabilidade. São várias etapas para uma aquisição desse porte, conforme determinam as normas do Exército Brasileiro para obtenção de um sistema de material de emprego militar, a exemplo das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.

Com a aquisição de modernas viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas e de seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações, busca-se a transformação da Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernização da Cavalaria Mecanizada e da Infantaria e Cavalaria Blindadas. Todas as fases do Programa buscam a integração com os demais Programas e Projetos Estratégicos do Exército, em particular com os Programas Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e Programa de Proteção da Sociedade (PROTEGER), bem como o incremento da integração com as demais Forças. 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]