Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

21 de abril de 2023

VÍDEOS - F-39E Gripen brilha no Dia da Aviação de Caça

Aconteceu, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. O evento marcou pela primeira vez a participação do caça Saab F-39E Gripen, recém-incorporada a Força Aérea Brasileira (FAB). Também ocorreu a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura a comandantes de unidades aéreas.


Os dois aviões multimissão F-39 Gripen foram produzidos na Suécia e chegaram ao Brasil no dia 1° deste mês transportados por navio até o Porto de Navegantes (SC). A entrega faz parte de um contrato com a empresa Saab que prevê a produção de 36 aeronaves e transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira.



Os caças F-39 Gripen sobrevoaram o local da cerimônia e pousaram para serem apresentados aos presentes. O batismo operacional foi feito pelo Presidente Jair Bolsonaro e autoridades militaresa.


As aeronaves multimissão Gripen foram encomendadas para a renovação da frota de combate brasileira e vão aumentar a capacidade da defesa aérea da nação. Serão utilizadas pela Força Aérea Brasileira em atividades de policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento. O F-39 Gripen é conhecido por sua capacidade tecnológica avançada, eficiência e baixo custo de operação. O caça tem armas para todos os tipos de ações, a exemplo dos mísseis de longo alcance ar-ar, que são aqueles disparados com o propósito de atingir outra aeronave.

Condecoração


Como parte da celebração pelo Dia da Aviação de Caça, a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura foi entregue a militares do Comando da Aeronáutica que exerceram ou exerçam o cargo de comandante de Unidade Aérea e aos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira.

A condecoração leva o nome do Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro do Ar Nero Moura, que recebeu o título em razão da grande quantidade de missões que realizou com sucesso pela Força Aérea Brasileira.


O Dia da Aviação de Caça é celebrado em 22 de abril porque nesta data, em 1945, durante a campanha na Segunda Guerra Mundial, os aviadores brasileiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia.

A NOVA ERA


Assim como o Republic P-47 Thunderbolt, Gloster F-8 Meteor e o supersônico Dassault Mirage III, o Saab F-39 Gripen chegará, ainda este ano, para marcar a história da aviação de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Conhecido por sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica, o vetor será responsável pela soberania e pela proteção da Nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil devido a alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB.

HISTÓRICO


Celebrado em 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial (II GM), a bordo dos caças Republic P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos no norte da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]