Em sua primeira edição pós-pandemia, o maior evento latino americano de defesa e segurança dinamizou o relacionamento entre os players nacionais e internacionais do mercado. 14ª edição, a ser realizada no Rio de Janeiro, está confirmada para o período de 1 a 4 de abril de 2025
Terminou, na última sexta-feira (14/04), no Riocentro, a 13ª edição da LAAD Defence & Security 2023, evento que reuniu expositores de 44 países representados por 364 marcas fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias de 20 segmentos da indústria de defesa e segurança. O evento teve também a participação de 192 delegações oficiais de 71 países e registrou a presença de cerca de 40 mil visitantes.
Segundo Sergio Jardim, diretor geral da Creative Events, organizadora da LAAD 2023, o êxito do evento foi resultado da combinação entre a visitação qualificada, o ineditismo das soluções e tecnologias apresentadas, assim como a expressiva presença de representantes de todas as esferas do poder público e das forças armadas, que tornaram o evento o principal palco para anúncios de investimentos federais, estaduais e municipais na capacitação e modernização da estrutura de defesa e segurança nacional.
"Sem dúvida, o retorno recebido dos nossos expositores foi bastante positivo, principalmente em relação às perspectivas de negócios que se iniciaram ou foram concretizadas durante os quatro dias de evento", avalia Jardim.
"Com os resultados obtidos, consideramos que alcançamos o principal objetivo do evento, que é oferecer um ambiente exclusivo de networking e de inovação, troca de conhecimento e promoção de negócios do setor da defesa e segurança. O número recorde de delegações internacionais presentes reforça o potencial do país como produtor e desenvolvedor de tecnologia para a defesa e segurança e consolida a LAAD como ponto de convergência do mercado global", completa o executivo.
A próxima LAAD Defence & Security está confirmada para o período de 1 a 4 de abril de 2025, no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro.
Apoio governamental
Em seu pronunciamento na abertura da feira, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, destacou a importância do evento e sua capacidade de estabelecer relações comerciais e interações que possibilitam a geração de novos projetos, afirmando que "a LAAD tem um grande potencial de fomento à indústria de defesa brasileira".
Representando a Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que na ocasião integrava a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em missão à China, Luis Manuel Rebelo Fernandes, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou que a LAAD materializa as realizações e o potencial de uma área estratégica para o Brasil, que é o complexo nacional tecnológico da defesa.
"O complexo industrial e tecnológico da defesa e da segurança é um pilar do esforço nacional e um vetor estratégico para o desenvolvimento do país", afirmou Rebelo Fernandes, que ainda destacou o compromisso da pasta de canalizar investimentos para projetos estratégicos estruturantes por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com capacidade de aportes imediatos de R$ 10 bilhões em 2023.
Já o governador Cláudio Castro comemorou o fato do Estado sediar o encontro, ressaltando que "a LAAD, para o Rio de Janeiro, é muito mais do que simplesmente uma feira. O Rio tem combatido muito a questão da violência na segurança pública", afirmou ao pontuar os recentes investimentos do seu governo no setor.
O presidente da ABIMDE, principal entidade brasileira do setor de defesa e segurança, Roberto Gallo, reforçou a importância do setor como promotor da inclusão social, geração de renda e crescimento econômico e comercial para o país.
"Nossa missão, como voz da indústria de defesa e segurança brasileira, é promover a inovação e o crescimento do setor em prol do nosso país. Trabalhamos incansavelmente pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas, promovendo a competitividade internacional da nossa indústria e defendendo os interesses dos nossos associados", disse Gallo.
Aprovação dos expositores
O entusiasmo dos expositores com o retorno presencial da LAAD e o potencial de negócios refletido durante os quatro dias do evento também contribuíram para uma avaliação positiva sobre a dinâmica do encontro.
Segundo a diretora geral da Saab Brasil, Marianna Silva, a participação na LAAD 2023 foi muito bem sucedida. "É um prazer estarmos de volta ao evento e ficamos muito felizes em receber os visitantes, parceiros, além das várias delegações internacionais durante a semana", comentou a executiva sobre as inovações apresentadas pela empresa, como o sistema MSHORAD, RBS 70 e o caça Gripen. "Essas três atrações despertaram grande interesse dos visitantes e demonstraram nosso compromisso em desenvolver soluções de defesa e segurança de ponta. No geral, a participação da Saab na LAAD foi um tremendo sucesso e esperamos voltar daqui a dois anos", complementou.
O diretor comercial e de Relações Institucionais da Condor, Luiz Monteiro, afirmou que a LAAD 2023 foi a feira mais movimentada que já presenciou no Brasil e no mundo, enfatizando o alto nível das visitas obtidas pela empresa. "Este tipo de feira é absolutamente importante para que a gente possa aproximar nossa atuação, que é muito mais de parceria do que de simplesmente venda. E só conseguimos fazer isso presencialmente, quando podemos reunir numa única oportunidade a conversa com quase todos os clientes que importam e mostrar, de uma vez só, todos os lançamentos. Uma oportunidade única", resumiu Monteiro.
Outra empresa que superou as expectativas em relação à feira foi a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). Segundo o diretor Comercial & Marketing da empresa, Paulo Ricardo Gomes, "a LAAD voltou com tudo e a edição de 2023 comprova o protagonismo deste evento no mercado de Defesa e Segurança". Para o executivo, a empresa recebeu um fluxo de visitantes acima do esperado, entre delegações internacionais, embaixadores, adidos militares de diversos países, chefes de polícia civis e militares, além de autoridades como o ministro da Defesa e secretários de Segurança Pública. "Além de ser um evento interessante e de qualidade no que se refere a vendas institucionais e exportação, viabilizando a construção de futuros grandes negócios para a CBC", completou.
Comemorando o sucesso da Taurus, um dos estandes mais concorridos do evento, Vítor Hugo Cunha, assistente de marketing da CBC, afirmou que a média de visitantes foi grande e atendeu ao esperado. "Tínhamos, de fato, essa expectativa de público grande e ela foi atendida. Aqui são feitos mais contatos do que negócios em si, é uma pré-negociação", alegou Cunha salientando que a empresa sai com boas perspectivas de crescimento de acordos, tanto no mercado nacional como no internacional, atingindo público mais institucional.
"O evento deste ano foi excelente, com importantes clientes da área de Defesa e Segurança Pública interessados nas novidades tecnológicas", avaliou Edson Ambrosio, diretor de Vendas para o setor de Defesa na Motorola Solutions.
O CEO da SIATT, empresa especializada na área de mísseis, Rogério Salvador, concluiu que o resultado da participação superou as expectativas e vários contatos foram alinhavados, especialmente na América Latina, na África e no Oriente Médio. "Achei muito organizada a visita das delegações, considerei a feira diferente das anteriores", completou o executivo que prevê crescimento de 10% nos negócios com os contatos estabelecidos.
A RGT Resgatécnica, produtora de equipamentos para resgate e salvamento, também classificou como positiva a primeira participação da empresa na LAAD. Segundo Letícia Laboré, analista de comércio exterior, "a feira superou as expectativas. Negociamos com os Bombeiros no Rio e queremos também um mercado mais militar. Abrimos uma porta", disse Letícia que alinhavou contatos, inclusive, com o governo da Áustria.
Estreante na feira, a Argus, fabricante de vidros blindados, sai da LAAD otimista com vistas a ganhar novos clientes. "Estamos com contratos alinhavados com São Paulo e o Nordeste. O nosso negócio é muito fechado, então viemos para exposição e fortalecimento de marca e, de certa forma, o resultado é sempre positivo. Gostamos muito de participar da LAAD, aqui há muita troca de informação e prospecção também com clientes indiretos, por indicação."
A Quartzo Defense, produtora de coletes, capacetes e óculos com visão noturna, entre outros produtos, vê com otimismo a captação de novos clientes. O consultor comercial Rafael Rodrigues considerou satisfatório o movimento no estande da empresa, esclarecendo que recebeu, em média, 50 clientes por dia. "Desses 50, espero fechar com 15", afirmou Rodrigues.
A Aerotech do Brasil, que apresentou vários produtos para a área de segurança militar e privada, considerou positivos os contatos estabelecidos durante a feira. "É importante sempre estarmos na LAAD. Houve interessados no Rio, no Nordeste, no Norte, Roraima, Rondônia e na Amazônia. Há sempre boas perspectivas de negócios", afirmou o gerente de negócios, Guy Machado.
Entre os pavilhões internacionais presentes no evento, a participação italiana na LAAD, cujo orçamento destinado a investimentos do Ministério da Defesa é da ordem de 2 bilhões de euros, mirou não apenas o mercado brasileiro, mas também outros importantes mercados globais representados no evento. Segundo Ferdinando Fiore, diretor-geral para o Brasil da ITA - Italian Trade Agency, a LAAD é uma grande oportunidade para mostrar as soluções que a Itália desenvolve. "Nossa participação é importante para fortalecer o relacionamento comercial entre brasileiros e italianos, além de estabelecer oportunidades de negócios", afirmou.
LAAD 2023 em números:
● 13a edição;
● 1ª edição organizada pela Creative Events Brazil;
● 364 marcas expositoras;
● 44 países participantes;
● 192 delegações oficiais /71 países;
● 40 mil visitantes;
● Pavilhões internacionais: Portugal, França, Itália, Turquia, Argentina Índia, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra;
● Área total de exposição: 64 mil m2;
● Postos de trabalho (diretos/indiretos): entre 2.500 e 3.000 pessoas;
● Apoio institucional: Ministério da Defesa; Forças Armadas; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Órgãos de segurança Federais, Estaduais e Municipais.
● Patrocinador Master: Embraer
Sobre a LAAD Defence & Security
Principal evento de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security chega em 2023 a sua 13ª edição reunindo, bienalmente no Riocentro, no Rio de Janeiro, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de soluções para as três Forças Armadas e Forças Policiais. Além da exposição, o evento irá contar com o X Simpósio Internacional de Logística Militar. Na última edição, em 2019, o evento reuniu 450 marcas expositoras, 38.350 visitantes, 133 delegações oficiais de 81 países e 420 autoridades de segurança pública.
Sobre a Creative Events
Com mais de 15 anos de experiência na organização de feiras e congressos, a Creative Events é uma empresa brasileira, com sede em São Paulo, que mantém em seu portfólio eventos direcionados para os setores de defesa, segurança, gaming e energia que atraem visitantes internacionais e autoridades do mais alto nível. Com eventos presenciais e digitais, a empresa se caracteriza por integrar a cadeia produtiva e de serviços com compradores com alto poder de decisão.
Assessoria de Imprensa da LAAD Defence & Security
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