Páginas

4 de junho de 2023

Polícia Militar do Maranhão recebe embarcação DGS 680 RAPTOR

No dia 29 de maio, por meio da Empresa Maranhense de Administração Pública (EMAP), o Governo do Maranhão entregou uma embarcação DGS 680 RAPTOR à Polícia Militar do seu estado.

Com o objetivo de reforçar a segurança do Porto de Itaqui, esta embarcação foi adquirida para auxiliar as atividades de policiamento fluvial, a fim de combater as eventuais ameaças às atividades portuárias.


A DGS 680 RAPTOR é uma embarcação tática projetada para o atendimento de uma vasta gama de missões, dentre elas inspeção naval, patrulha, interceptação, salvamento e apoio às atividades operacionais e administrativas, mesmo em regiões de difícil acesso e navegação restrita de calado.


Durante a cerimônia de entrega da embarcação DGS 680 RAPTOR, o governador do Maranhão, senhor Carlos Brandão, ressaltou a importância da aquisição desta embarcação para a garantia da segurança durante as ações de fiscalização, além de proporcionar maior tranquilidade aos investidores e a classe empresarial que atuam no setor cargueiro.

A DGS 680 RAPTOR será utilizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão, e, também, estará disponível para auxiliar demandas de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, objetivando a articulação entre organizações que atuam no Porto do Itaqui.

Projetada para navegação tanto litorânea quanto em águas interiores, a DGS 680 RAPTOR é equipada com 01 (um) motor de popa, com potência de 250 HP, e seu console frontal é constituído por vidro blindado e aço balístico (nível NIJ III) para prover proteção contra disparos de armas de fogo, fornecendo proteção balística da parte inferior do convés até a altura do para-brisa.

O presidente da EMAP, senhor Gilberto Lins, salientou a importância da compra da DGS 680 RAPTOR para atuação no patrulhamento costeiro, e destacou o impacto positivo para o Porto do Itaqui em ser o primeiro porto brasileiro a adquirir o equipamento com o propósito de segurança portuária.

Especificações técnicas da DGS 680 RAPTOR: A embarcação possui comprimento total de 6,92, boca máxima de 2,55 m, deslocamento máximo de 3.000 kg, calado (com motor trimado) de 0,50 m, deslocamento leve de 1.900 kg, e um tanque de combustível com capacidade de 210 litros. A DGS 680 RAPTOR com proteção balística acomoda até 05 pessoas, sendo 01 tripulante e 04 passageiros, e alcança Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC) de cerca de 26 nós, proporcionando uma autonomia de até 5 horas.

DGS Defense
FOTOS: Divulgação EMAP/Porto do Itaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário