Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

6 de janeiro de 2024

RIO DE JANEIRO: Polícia Militar apreende mais de 5,8 mil armas de fogo e prende mais de 32 mil em 2023

Dentre os armamentos, 492 fuzis foram arrecadados. Mais de 4.200 adolescentes infratores foram retirados das ruas

O ano de 2023 demonstrou mais uma vez a complexidade da atuação da Secretaria de Estado de Polícia Militar no Rio de Janeiro. Somente as equipes da corporação retiraram 32.609 criminosos das ruas - sendo 4.074 por cumprimento de mandado de prisão em aberto -, além de apreenderem 4.243 adolescentes infratores. Também foram arrecadados 5.810 armas de fogo, dentre elas 492 fuzis de guerra (138 a mais que em 2022), idênticos aos utilizados por grupos paramilitares ao redor do mundo.

— Nossos policiais trabalham nas ruas ininterruptamente de maneira preventiva, visando impedir que criminosos coloquem em prática suas intenções contra a sociedade. Essa atuação requer muita dedicação de nossas equipes, assim como muito planejamento e estratégia, num pacote de esforços contínuo para retirar armas e indivíduos causando o menor impacto possível à rotina da população. — destacou o secretário de Estado da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Os impactos dessa atuação se refletiram diretamente em importantes índices de criminalidade. De acordo com o Instituto de Segurança Público (ISP), em novembro de 2023 foi registrado o menor número de roubos de rua dos últimos 19 anos. Juntos, os roubos de aparelhos celulares, os roubos a transeuntes e os roubos em coletivos apresentaram redução de 11% com relação ao mesmo mês do ano anterior.  Na comparação do acumulado do ano, no período entre janeiro e novembro, a queda foi de 17% (9.560 roubos a menos no ano).

Todos esses esforços e resultados ocorreram acompanhados de um fator importante: a letalidade violenta apresentou o menor número de vítimas em 32 anos, quando comparado o acumulado de janeiro a novembro de 2023 e 2022.

Investimento em logística e tecnologia

Como aliado ao planejamento da SEPM, o comando da corporação se debruçou em diversas frentes de investimento: mais de 30 mil policiais militares capacitados em treinamento;  12.619 câmeras de uso individual implantadas e outras 290 em fase de implantação; Programa 190 Integrado em funcionamento; desenvolvimento de aplicativos de segurança para motoristas de Uber e 99 Táxi; aquisição de 440 viaturas semiblindadas, 33 mil pistolas, mais de 600 fuzis, 1.342 capacetes e 20 mil coletes balísticos.

PMERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]