Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

5 de fevereiro de 2024

MBDA e Saab fortalecem cooperação

França e Suécia expressaram seu desejo de fortalecer sua cooperação de defesa sob uma nova parceria estratégica assinada em 30 de janeiro, como parte da visita de estado do presidente francês, Emmanuel Macron, à Suécia. A defesa antitanque e a defesa aérea foram identificadas como áreas prioritárias para a cooperação.

Neste contexto, foi dado um novo passo importante na relação entre os dois países. Em 31 de janeiro, o CEO da MBDA, Eric Béranger, e o CEO da Saab, Micael Johansson, manifestaram sua disposição em apoiar este processo nas áreas de defesa antitanque e aérea, duas capacidades identificadas como particularmente críticas para as forças armadas dos dois países, especialmente no contexto de conflitos de alta intensidade. Eles assinaram Cartas de Intenção (Foto: MBDA) para fortalecer a cooperação entre as companhias nestes dois domínios, no Fórum Empresarial organizado na presença das mais altas autoridade francesas e suecas.

A cooperação na área de defesa antitanque resultou num foco inicial no AKERON MP (anteriormente conhecido como MMP – Míssil de Médio Alcance). Um primeiro contrato foi concedido entre Saab e MBDA pela DGA (Direction Générale de l´Armement), a entidade contratante francesa, e pela FMV (Försvarets Materielverk), administração de Materiais de Defesa Sueca. Isso possibilitará reunir a expertise da MBDA e da Saab no domínio antitanque, a fim de apoiar a escolha, a curto prazo, das forças armadas francesas e suecas pelo sistema de armas AKERON MP. Isso também permitirá a implementação de uma trajetória de capacidade conjunta para desenvolver novas funcionalidades, associadas em particular ao disparo além da linha de visão, e também para preparar o míssil para enfrentar a próxima geração de alvos que surgirão no campo de batalha. Essa trajetória manterá a posição do AKERON MP como uma arma de referência no seu campo e uma ferramenta indispensável em conflitos de alta intensidade.

A MBDA e a Saab são parceiras de longa data, desde a cooperação no programa de míssil ar-ar Meteor e no míssil de cruzeiro TAURUS, bem como no consórcio europeu MarsEUs, que tem como objetivo fornecer uma capacidade soberana Europeia de disparos de mísseis além da linha de visão.

Revista Segurança & Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]