Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

17 de março de 2024

ADEREX-I/2024: Marinha inicia exercícios para elevar o grau de adestramento da Esquadra

Por Primeiro-Tenente (T) Taise Oliveira e Guarda-Marinha (RM2-T) Milena Ribeiro
Marinha do Brasil

Para adestrar os meios navais e aeronavais e elevar a prontidão da Marinha do Brasil, desde o dia 03 de março, navios da Esquadra brasileira desatracaram do Rio de Janeiro para a Operação "ADEREX-I/2024“. O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) "Atlântico" e a Fragata "Defensora" realizam a primeira etapa da Operação.


Durante o período, foram realizadas operações aéreas, exercícios de transferência de carga no mar, evacuação aeromédica, ameaça cibernética, entre outras. Somente no NAM "Atlântico" há 1.100 militares embarcados, e, na Fragata "Defensora", são mais 213 militares.

Os navios atracaram em Recife (PE) no dia 8 de março e permaneceram até o dia 13, onde participaram das comemorações pelos 487 anos da cidade. No dia 9 de março, os navios estiveram abertos à visitação pública no Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy Campos e receberam mais de 7.700 pessoas.


Os navios partiram para Cabedelo (PB) no dia 13 de março. Durante essa fase de mar, são realizados exercícios de complexidade crescente, tanto no período diurno, como notumo. A fase mais avançada da operação inicia no dia 21 deste mês, quando o NAM "Atlântico" e a Fragata "Defensora" encontram as Fragatas "Liberal", "Independência" e "União", que partiram do Rio de Janeiro também no dia 13.

O Comandante do Grupo-Tarefa e Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, explica que "na Operação ADEREX-I/ 2024, são realizados exercícios no mar com os navios e aeronaves operando em Grupo-Tarefa, a fim de elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da nossa Esquadra".
Além do Navio Capitânia da Esquadra e das Fragatas, participam da operação o Submarino "Riachuelo", helicópteros SH-16 Seahawk, AH-11B Wild Lynx, AH-15B Super Cougar; caças AF-1 Skyhawk; e um Destacamento de Mergulhadores de Combate.

Aniversário de Recife

Em comemoração aos 487 anos da cidade de Recife, celebrado no dia 12 de março, a Marinha participou de eventos em homenagem à data. Além da visitação pública, as bandas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizaram apresentações no Marco Zero, no Recife Antigo.

Pela manhã, a banda Marcial desfilou as suas tradicionais manobras e tocou hits famosos como “Maria, Maria” e “Aquarela do Brasil”. À tarde, a banda Fuzishow emocionou o público presente com clássicos da Música Popular Brasileira, como “Maresia”, de Adriana Calcanhoto,  tema da Campanha do Dia do Marinheiro de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]