Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

20 de março de 2024

Atech destaca inovações em ATM no Airspace World 2024


Empresa do Grupo Embraer apresentará as mais recentes inovações do seu portfólio de soluções para gestão e controle do espaço aéreo

A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentará suas mais recentes inovações em gestão e controle do espaço aéreo no Airspace World 2024, que acontece entre os dias 19 e 21 de março em Genebra, na Suíça. Organizado pela Canso (Civil Air Navigation Services Organization), o evento é um dos mais importantes do mundo para a navegação aérea.

Em seu estande na área F22 do Airspace World 2024, a Atech destacará os produtos ATM, da família Makron, um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo. Entre as novidades, a empresa apresentará seu mais recente case de sucesso: a Plataforma Única de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (SingleATM Platform), que está em desenvolvimento em parceria com a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira).

A Plataforma Única é uma estrutura de HW e SW para hospedar sistemas ATM com base na arquitetura orientada a serviços (SOA), sustentada por cinco pilares: capacidade, eficiência, ambiente operacional, segurança operacional e segurança de software. Ela tem o objetivo de reduzir os custos de expansão, integração e manutenção e aumentar a interoperabilidade entre os sistemas ATM.

Além disso, essa plataforma visa reduzir os custos de desenvolvimento/teste, fornecer a mesma identidade visual para os sistemas hospedados e proporcionar maior disponibilidade/resiliência. Por fim, a plataforma SingleATM será responsável por aumentar o nível de segurança cibernética dos sistemas ATM, aderindo aos padrões internacionais. Essa plataforma SingleATM pode ser hospedada em um hardware local ou em uma nuvem privada ou pública.

"A Plataforma SingleATM permite a redução de custos relacionados à expansão, integração, aquisição e manutenção, além de aumentar a interoperabilidade entre os sistemas ATM e melhorar o nível de segurança cibernética dos sistemas hospedados, de acordo com as práticas internacionais de segurança exigidas para sistemas críticos", afirma Marcos Resende, Diretor de Negócios ATM da Atech.

Ele enfatiza que essa plataforma está sendo desenvolvida de forma inovadora e personalizada para atender à demanda do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), para integração e modernização dos programas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Além disso, a Plataforma SingleATM também será adequada para qualquer ANSP do mundo.

No Brasil, a Atech mantém uma parceria estratégica de longa data com o DECEA. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e atualização dos principais sistemas brasileiros de gerenciamento de tráfego aéreo, como o sistema ATC SAGITARIO, o sistema ATFM SIGMA, o simulador ATC PLATAO, a plataforma SWIM AQUILA, o AMHS, entre outros.

ATM Automation System

Outro case que será destacado pela Atech durante o Airspace World 2024 será o ATMAS (ATM Automation System), um modelo "ATC as a service", onde o sistema de gerenciamento de tráfego aéreo é disponibilizado para o ANSP (Air Navigation System Provider) sem a necessidade de o ANSP adquirir hardware ou infraestrutura de suporte. Nesse modelo, além da implantação, a Atech também é responsável pelo suporte, assistência técnica e todos os reparos necessários no hardware e no sistema, sem custo adicional para o cliente, que paga por uma assinatura durante o período contratual.

"A implementação do ATMAS pode ser uma boa estratégia para os ANSPs, e a abordagem SaaS pode gerar ganhos significativos não só financeiramente, mas também na customização da solução. Com experiência consolidada em projetos de ATM, a Atech também vem liderando essas novas abordagens, contribuindo para a modernização, segurança e eficiência dos Serviços de Tráfego Aéreo (ATS)", explica Marcos Resende.

A Atech também aproveitará o evento para apresentar os conceitos de cibersegurança que foram integrados ao seu portfólio de produtos ATM, seguindo os padrões globais de segurança cibernética. A aplicação desses conceitos no ecossistema ATM tem sido cada vez mais importante, em razão da sua crescente conexão com a rede mundial.

No campo de pesquisa e desenvolvimento, a Atech apresentará os resultados de suas últimas pesquisas na área de Inteligência Artificial aplicada à ATM, como "Análise do Desempenho Operacional do Tráfego Aéreo por meio de Dados de Trajetória de Voo" e "Classificação da Complexidade do Setor do Espaço Aéreo", entre outros.

Presença Internacional

Além de liderar os avanços tecnológicos em ATM no Brasil, a Atech tem forte presença no mercado internacional, com suas tecnologias e sistemas sendo utilizados na América Latina, África e Índia. Entre os produtos no mercado global, estão os produtos Skyflow (ATFM) e Leo (IFPS) na Índia, ambos adaptados às necessidades específicas do país e em conformidade com as normas do Eurocontrol.

O ATFM SKYFLOW Cloud, um sistema de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo desenvolvido para plataformas em nuvem, também é um dos destaques do portfólio que será apresentado no Airspace World 2024. O sistema ATFM SKYFLOW baseado em nuvem permite que os ANSPs acessem o conjunto completo de funcionalidades ATFM, conforme preconizado pela ICAO (sigla em inglês para Organização Internacional da Aviação Civil), com custos reduzidos de investimento e manutenção.

Portfólio Makron

A Atech fornece um conjunto completo de soluções de gerenciamento aéreo que permite que os ANSPs forneçam serviços de navegação aérea da decolagem ao pouso, gate-to-gate, oferecendo o máximo de segurança, confiabilidade e eficiência. O portfólio de produtos ATM da família Makron inclui:

SKYFLOW (ATFM): Projetado para calcular a demanda e o equilíbrio da capacidade do espaço aéreo com base nos elementos regulamentados. O ambiente CDM (Collaboration Decision Making) permite que as partes interessadas planejem o equilíbrio do espaço aéreo estrategicamente, bem como durante as fases pré-tática e tática, em que o TMI (Traffic Measurement Initiatives) pode ser aplicado para manter o equilíbrio do espaço aéreo.

SAGITARIO (ATC): É uma solução ATC moderna e integrada que fornece um conjunto de ferramentas operacionais aos controladores de tráfego aéreo para apoiar seus processos de tomada de decisão. O sistema oferece consciência situacional precisa proveniente de vários tipos de sensores, planos de voo e informações meteorológicas para fornecer consciência situacional abrangente ao ATCO.

PLATAO (SIMULADOR DE ATC): Um sistema de simulador que oferece suporte a treinamento e simulações para controladores de tráfego aéreo. Ele permite que o instrutor explore o maior número possível de cenários operacionais diferentes, tornando os trainees mais experientes em situações reais.

LEO (IFPS): Esse sistema de plano de voo inicial foi desenvolvido para centralizar, processar e distribuir os planos de voo para as partes interessadas envolvidas. Ele pode ser integrado ao aplicativo eFPL JANUS, um aplicativo de preenchimento de planos de voo para dispositivos móveis, que elimina erros e aumenta a segurança e a agilidade do envio de planos de voo.

JANUS (AMHS): Com base em uma tecnologia robusta e agrupada, fornece serviços ininterruptos de mensagens para vários assinantes interconectados. Com base em uma interface amigável, os agentes de usuário podem enviar/receber vários tipos de mensagens ATS com base em formulários pré-formatados.

COSMOS (R-AFIS): Oferece recursos especificamente projetados para fornecer serviços de informações de voo como um AFIS (Aerodrome Flight Information Service) para aeródromos em locais remotos, otimizando o uso de pessoal operacional especializado.

COSMOS (R-AFIS): Oferece recursos especificamente projetados para fornecer serviços de informações de voo como um AFIS (Aerodrome Flight Information Service) para aeródromos em locais remotos, otimizando o uso de pessoal operacional especializado.

AURA (OPMET): É um repositório de informações meteorológicas no qual os agentes relatam periodicamente as condições meteorológicas de uma determinada área, que podem ser acessadas pela aviação geral e pelas companhias aéreas.

AQUILA (SWIM): É uma plataforma para fornecer interoperabilidade entre diferentes sistemas ATM, harmonizando as informações para diferentes partes interessadas, usando padrões internacionais para publicação e consumo de informações.
Sobre a Atech

A Atech é uma empresa do Grupo Embraer reconhecida como uma “System House” brasileira de Sistemas de Defesa e ATM. É uma empresa orientada pela inovação e tecnologia, com expertise única em engenharia de sistemas críticos e tecnologias de consciência situacional. Com base em padrões internacionais, a Atech é responsável pelo desenvolvimento do sistema brasileiro de gerenciamento de tráfego aéreo, reconhecido pela ICAO como um sistema de referência mundial. Com base nesses sistemas, para atender às necessidades dos ANSPs internacionais, a Atech desenvolveu o portfólio de produtos Makron, que também foi implantado no exterior, trazendo soluções completas e integradas para o mercado internacional de ATM. Mais informações em www.atech.com.br ou comercial.atm@atech.com.br. 

Evento
Airspace World 2024
Quando: de 19 a 21 de março em Genebra, na Suíça
Onde: Centro de Exposições Palexpo, em Genebra, na Suíça
Estande da Atech:F22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]