Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

13 de maio de 2024

POLÍCIA MILITAR COMEMORA 215 ANOS DE EXISTÊNCIA EM CERIMÔNIA NO QUARTEL GENERAL DA CORPORAÇÃO

Em cerimônia cívica realizada no pátio do Quartel General, a Polícia Militar do Rio de Janeiro comemorou na manhã de segunda-feira (13/05) os 215 anos de existência da Corporação. Para marcar a data histórica, foram entregues 60 medalhas “Mérito Dom João VI” a militares e civis, em reconhecimento a ações voltadas para o engrandecimento da Corporação.


Além de praças e oficiais da Polícia Militar, a comenda foi entregue a representantes das Forças Armadas, da alta administração do Estado do Rio de Janeiro, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público e a gestores municipais.

Na leitura da Ordem do Dia, o secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, citou a participação relevante dos integrantes da tropa desde a fundação da Guarda Real de Polícia, primeira denominação da instituição, criada por decreto do Príncipe Regente Dom João VI, em 13 de maio de 1809.


“Estamos dando continuidade a uma missão assumida há mais de dois séculos: garantir a ordem pública e a paz, seguindo as determinações constitucionais vigentes no país.

Além da importância histórica nos fatos mais marcantes do país, o secretário da SEPM lembrou os complexos desafios atuais enfrentados pela Corporação.

“Nos quatro primeiros meses deste ano, já apreendemos mais de 200 fuzis, armas de guerra fabricadas em sua maioria em outros países. Mas que chegam ao nosso estado por meio de organizações criminosas internacionais”, disse o secretário, para defender em seguida uma articulação regional e nacional capaz de vencer o grande desafio de combater de forma mais eficiente as facções criminosas, abastecidas pelo tráfico internacional de armas.

O secretário da SEPM lembrou que a presença de representantes de diferentes instituições comprova que essa união de esforços é possível e viável.

“O fortalecimento dessa necessária sinergia será fundamental não só para reduzir ainda mais a incidência criminal, como para melhorar a sensação de segurança de cidadãos e turistas, estes atraídos pelas belezas naturais do nosso estado e pela hospitalidade do nosso povo”, afirmou o coronel Menezes.

No final de seu pronunciamento, o secretário da SEPM agradeceu às personalidades  homenageadas “pelas ações empreendidas em prol do fortalecimento da nossa bicentenária e gloriosa Corporação”.

PMERJ – Secretaria de Estado de Polícia Militar | Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]