Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

12 de junho de 2024

93 Anos do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte

Correio Aéreo Nacional (CAN) e a Aviação de Transporte celebraram, no dia 12 de junho, 93 anos de existência, sendo mais antigos do que a própria Força Aérea Brasileira (FAB), criada há 83 anos, A solenidade, na Base Aérea dos Afonsos, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), e do Coronel Elio de Almeida Abreu Junior, Comandante da Base Aérea dos Afonsos.


Um momento marcante e histórico foi a entrega da placa em homenagem ao Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer, pela sua contribuição à Aviação de Transporte e em comemoração aos seus 100 anos. A solenidade militar contou com a presença de integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, ex-Comandantes e autoridades civis e militares, entre outros convidados.


A Aviação de Transporte se destaca pela capacidade multimissão. Dentre as Ações de Força Aérea mais recorrentes estão Transporte de Tropa, Transporte Aéreo Logístico, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em Voo e Combate a Incêndio em Voo.


Desde 1931, quando o Correio Aéreo Nacional (CAN) realizava o serviço postal militar brasileiro, a Aviação de Transporte já vislumbrava a importância que teria, por integrar o País e permitir a ação em comunidades de difícil acesso, cumprindo relevante papel social.


Nesses 93 anos, a FAB ampliou sua capacidade de apoiar as atividades operacionais e administrativas das Forças Armadas e da sociedade brasileira como um todo, sendo responsável por garantir o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos, demandado pelos mais diversos setores do País.


Nascimento da Aviação de Transporte e do CAN

•      1931: Os Tenentes Nelson Freire Lavanère Wanderley e Casimiro Montenegro Filho levaram, pela primeira vez, correspondências por meio aéreo, a bordo de um avião Curtiss Fledgling. Mais do que levar duas cartas do Rio de Janeiro para São Paulo, os dois pilotos abriram caminho para a integração do País. Era a concretização do sonho de um grupo de militares liderados pelo então Major Eduardo Gomes. Nascia, em 12 de junho de 1931, o Correio Aéreo Nacional (CAN), que neste ano completa 93 anos

•      1935: O CAN passou a operar, além das áreas do Rio e de São Paulo, nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Bahia e Amazonas;

•      1941: com a criação do Ministério da Aeronáutica, o CAN, antes operado pela Aviação Militar do Exército juntamente com a da Aviação Naval, passou a ficar sob responsabilidade desse novo órgão;

•       1946: O CAN já totalizava 49.400 quilômetros percorridos, mais que uma volta ao mundo pela linha do Equador, e 14.100 pessoas transportadas.

Site Assuntos Militares.
Fotos feitas pelo nosso colaborador Alexandre Alves – Repórter Fotográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]