Operação “BRACOLPER” chega a sua 50ª edição para reforçar confiança mútua entre nações e desenvolver a interoperabilidade
Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Victor Cruz - Marinha do Brasil (MB)
Um exercício multinacional envolvendo as Marinhas do Brasil, Colômbia e Peru é realizado há 50 anos na tríplice fronteira, com intuito de fortalecer a presença na região, desenvolver a interoperabilidade nos rios da Amazônia Ocidental e estreitar os laços de amizade e confiança mútua entre as nações vizinhas. Trata-se da Operação “BRACOLPER”, cujas fases 1 e 2 tiveram início em 10 de julho e se estenderão até 10 de agosto.
Nesta edição, chamada de Operação “BRACOLPER OURO 2024”, os meios da Marinha do Brasil (MB), subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), navegaram cerca de 880 milhas náuticas (cerca de 1600 quilômetros) de Manaus (AM) até a fronteira com a Colômbia, e depois até a cidade de Iquitos, no Peru, pelo Rio Amazonas.
“É uma honra para a Marinha do Brasil estar presente nos 50 anos da Operação “BRACOLPER”. É uma responsabilidade comum de nossos países e nossas Forças Armadas combater atividades ilegais na tríplice fronteira.
Nós temos Oficiais de ligação em ambos os países para que possamos intercambiar informações importantes para respaldar as nossas atuações contra esses ilícitos”, destacou o Comandante de Operações Navais da MB, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.