Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

16 de novembro de 2024

G20 NO RIO DE JANEIRO: MAIS DE 15 MIL POLICIAIS MILITARES ESTÃO MOBILIZADOS PARA GARANTIR A PAZ DURANTE O MEGAEVENTO


A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizou 15.500 policiais para garantir a segurança das vias públicas e do entorno dos locais de eventos da 19ª reunião do Grupo dos 20 (G20), que será realizada na cidade do Rio de Janeiro entre 14 e 19 deste mês de novembro. Além de autoridades e participantes do megaevento, o reforço do policiamento contempla também cariocas e turistas presenteados com um feriado prolongado de sete dias.

Parte do Plano de Atuação Integrada da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o planejamento da SEPM prevê o emprego diário de 573 viaturas para viabilizar o patrulhamento externo durante o megaevento internacional. Além da segurança externa dos locais de eventos, os policiais militares farão o patrulhamento dos corredores urbanos estruturais da Zona Sul, Zona Oeste, Linha Vermelha, Linha Amarela, como também da orla e das áreas turísticas.

– Mais uma vez, estaremos empregando toda a nossa expertise de segurança em grandes eventos. Embora o G20 seja convocado e planejado pelo governo federal, a participação da nossa Corporação será fundamental para garantir a paz e a segurança do público e das autoridades que estarão nos visitando – disse o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

A utilização de ferramentas tecnológicas será mais uma vez um  importante diferencial. Uma estrutura foi montada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para acompanhar em tempo real a movimentação de autoridades e participantes dos eventos. Além dos operadores da Polícia Militar, a central de monitoramento do CICC contará com a participação de equipes de outras agências de segurança federais e da prefeitura.

De quinta-feira até sábado, o CICC Móvel ficará estacionado na área do Boulevard Olímpico na Zona Portuária. Nesses três dias, estarão sendo realizadas as reuniões do G20 Social durante o dia e shows de artistas brasileiros à noite. Além do policiamento de campo reforçado e a vigilância virtual, haverá controle de acesso do público com detectores de metais nos acessos.

O CICC Móvel será deslocado para as imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira), para dar suporte ao esquema de segurança da Cúpula do G20, que reunirá os chefes de estado das 20 maiores economias do planeta, além de delegações  de outros países convidados.

As câmeras fixas instaladas em locais estratégicos e câmeras móveis (estas de aeronaves e drones do GAM – Grupamento Aeromóvel) transmitirão imagens para as centrais de monitoramento e estarão equipadas com dispositivos de reconhecimento facial e de leitura de placas.

O planejamento da SEPM prevê a mobilização de tropas convencionais, especiais e especializadas, cada uma cumprindo sua missão, tanto para garantir a segurança de autoridades como de participantes.

Equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) estarão nos mais de 20 hotéis que abrigarão as delegações internacionais, empregado cães farejadores de armas e explosivos, em apoio à Polícia Federal . O mesmo será feito na parte interna do MAM e no Aeroporto Santos Dumont, localizado próximo ao local da Cúpula do G20.

Policiais militares vão cuidar também da segurança de participantes do G20 Social que vêm de outros estados em 100 ônibus fretados. Os ônibus ficarão estacionados na área no interior do Sambódromo, sob vigilância de equipes do 4º BPM (São Cristóvão) e os participantes serão alojados nas dependências do estádio Célio de Barros, cuja segurança ficará a cargo do 6º BPM (Tijuca).

Policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), do RPMont (Regimento de Polícia Montada)  e do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) reforçarão o patrulhamento em áreas estratégicas. O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) mobilizou equipes de atiradores de elite e do GIT (Grupo de Intervenção Tática).

O CPAm (Comando de Polícia Ambiental) ficará encarregado do patrulhamento das trilhas dos parques da cidade e da área externa de prédios públicos para coibir ações de vandalismo. O BTM (Batalhão Tático de Motociclistas) atuará em apoio à Central de Escoltas, em apoio à Polícia Federal. O BTM será ainda fundamental nas missões de patrulhamento e intervenção tática em vias públicas durante os eventos.

Também integram o esquema de policiamento do G20 as equipes da Operação Verão mobilizadas nos fins-de-semana e feriado, com emprego de tropas de batalhões de área, BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), GPFer (Grupamento de Polícia Ferroviária) e das Unidades de Polícia Pacificadora.

Secretaria de Estado de Polícia Militar - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]