Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

8 de novembro de 2024

VÍDEO / FOTOS: TREINAMENTO INTEGRADO DA POLÍCIA MILITAR APRESENTA DETALHES SOBRE AS AÇÕES DE SEGURANÇA PARA O G20

Com amplo aparato logístico, policiais realizaram manobras técnicas que fazem parte das rotinas de preparação para o acompanhamento das reuniões da Cúpula
Nesta quinta-feira (7/11), a Secretaria de Estado de Polícia Militar realizou um treinamento integrado de suas forças especiais visando a preparação para atuação durante as reuniões da Cúpula do Grupo dos 20, o G-20, que ocorrerão neste mês de novembro na Cidade do Rio de Janeiro.
Realizada na sede do Comando de Operações Especiais (COE) da corporação, em Ramos, a apresentação contou com cerca de 120 policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aeromóvel (GAM), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE). O efetivo do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) se dedicou no apoio à realização do treinamento.
Presente no evento, o subsecretário de Polícia Militar, coronel Luciano de Souza, destacou a expertise adquirida pela corporação durante os grandes eventos realizados no Rio de Janeiro nos últimos anos.
Esse processo começou a se tornar mais frequente em 2007, com os Jogos Pan-americanos. Depois, tivemos diversos outros eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, os Jogos Militares, Copa do Mundo, Olimpíadas, dentre outros. Em todos eles, a Polícia Militar conduziu sua estratégia de segurança e evoluiu com esse trabalho. Nossa atuação torna-se direcionada às mobilizações de grande expressão, mas sem deixar nosso policiamento ordinário, aquele que contempla as ruas, as vias expressas, de lado. É um processo que nos orgulhamos em realizar e que, mais uma vez, caminha para atingir seus objetivos — destacou cronologicamente o subsecretário.
Durante a mobilização desta quinta, os policiais realizaram diversas apresentações que já vêm sendo treinadas à exaustão pelas unidades especiais. Ações para controle de distúrbios, de revista e intervenção com cães, ações táticas em cenário de tomada de reféns, tiro tático de longa distância, escoltas de autoridades, por exemplo, foram demonstradas. Também houve exposição de aparato logístico, com veículos diversos, armamento de menor potencial letal e sobrevoo de aeronaves tripuladas e drones.
Hoje, nós reunimos aqui um pacote de técnicas e investimentos para passar o recado à sociedade de que estamos preparados. A intenção é que a maioria desses cenários não se concretize, mas em casos extremos, onde haja risco, a Polícia Militar saberá exatamente o que deve ser feito. É um trabalho, inclusive, integrado com outras forças e que visa a manutenção de um ambiente seguro para um evento internacional de grande porte. E, para uma mobilização de tamanha importância, a Polícia Militar do Rio de Janeiro vem se preparando à altura — ressaltou a porta-voz da corporação, Ten-Cel Cláudia Moraes, responsável por passar as informações sobre o treinamento.
As mobilizações do G20 na cidade já vêm ocorrendo há meses e a Polícia Militar tem participado ativamente do esquema de segurança, seja escoltando delegações ou reforçando o policiamento nos pontos de eventos e reuniões. O ápice dos encontros está previsto para este mês de novembro, mais precisamente entre os dias 15 e 20, que inclusive tiveram feridos decretados pelas autoridades públicas. Secretaria de Estado de Polícia Militar - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]