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3 de abril de 2025

LAAD 2025 - Airbus Apresenta o Flexrotor no Centro de Avaliações do Exército (CAEx)

Durante a LAAD Defence & Security 2025, a Airbus exibiu o desempenho do Vant Flexrotor em uma demonstração realizada no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas do setor de defesa, que acompanharam de perto as funcionalidades do veículo aéreo não tripulado (VANT) e suas aplicações operacionais.

A Airbus anunciou oficialmente a incorporação do veículo aéreo não tripulado (VANT) Flexrotor ao seu portfólio, após a aquisição da Aerovel. Destacando-se por sua capacidade de decolagem e pouso vertical (VTOL) e ampla autonomia, o Vant reforça a oferta da fabricante europeia no segmento de soluções táticas não tripuladas.

Com capacidade para transportar cargas úteis de até 8 kg e autonomia variando entre 14 e 30 horas, o Flexrotor pode ser equipado com câmeras infravermelhas, sensores diversos e sistemas de comunicação. Seu design compacto permite a decolagem e pouso em espaços reduzidos de apenas 3,7 x 3,7 metros. Durante o voo, seu rotor basculante ajusta automaticamente a aeronave do modo vertical para horizontal, proporcionando maior eficiência aerodinâmica.


Segundo a Airbus, a capacidade do Flexrotor de operar sem necessidade de equipamentos adicionais para lançamento e recuperação representa um diferencial estratégico. “Ele pode ser facilmente transportado em um veículo, dentro de um pacote compacto e aerodinâmico”.


A versatilidade do Flexrotor permite seu emprego em operações terrestres, navais e aéreas, incluindo lançamentos a partir de conveses confinados ou pequenos barcos de patrulha. “Ele amplia as possibilidades para operadores que nunca antes consideraram integrar um 
veículo aéreo não tripulado (VANT) de longa autonomia em suas missões”, acrescenta Tremain.

Com suporte para mais de 100 tipos de carga úteis — desde sensores para monitoramento ambiental até pontos de acesso Wi-Fi —, o Vant atende a diversas necessidades governamentais e parapúblicas. Sua modularidade também permite a incorporação de novas tecnologias conforme avançam as inovações no setor.

Além disso, a integração do Flexrotor ao portfólio da Airbus o torna um forte candidato para operações conjuntas de voo tripulado e não tripulado. Por exemplo, ele pode atuar ao lado de helicópteros em missões de resgate, fornecendo cobertura aérea enquanto a aeronave tripulada executa a operação no solo.

A Airbus reforça que a aquisição da Aerovel não apenas amplia a distribuição global do Flexrotor, mas também permite sua integração a um leque diversificado de setores. Entre as aplicações possíveis estão operações militares, patrulhamento marítimo e de fronteiras, monitoramento ambiental e de infraestrutura crítica, além de missões humanitárias e de segurança pública.

Com capacidade de industrialização acelerada e suporte para novas tecnologias, a Airbus posiciona o Flexrotor como um verdadeiro multiplicador de forças, ampliando suas possibilidades de emprego e fortalecendo sua presença no mercado global de sistemas aéreos não tripulados.

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