Brasília (DF), 8/8/2025 - O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enfatizou, nesta sexta-feira (8), que os projetos estratégicos da Marinha, do Exército e da Força Aérea são molas impulsionadoras da indústria de defesa nacional, representam a pujança tecnológica e geram contribuições para o desenvolvimento do país. A declaração ocorreu durante a cerimônia de batismo e lançamento da Fragata Jerônimo de Albuquerque, em Itajaí (SC).
O ministro destacou que o projeto será, não apenas um impulsionador da defesa nacional e segurança marítima, mas um meio de robustecer as exportações, com a venda de Fragatas Classe Tamandaré, como já ocorre com outros projetos, fortalecendo a balança comercial nas exportações de produtos de defesa do Brasil. “Investir em defesa significa mais que investir em soberania; investir em Defesa é gerar benefícios, oportunidades, tecnologia e, acima de qualquer outro fator, é investir no nosso futuro, como nação”, apontou.
A Jerônimo de Albuquerque (F201) é a segunda das quatro embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). A primeira lançada foi a Tamandaré (F200), em agosto do ano passado. É a primeira vez que três fragatas são construídas ao mesmo tempo com conteúdo local e transferência de tecnologia em solo brasileiro. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis e modernizará a frota naval para defesa da Amazônia Azul, podendo gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de outros induzidos em atividades de suporte, como hotelaria, alimentação e transporte.
Entrega - A Fragata Jerônimo de Albuquerque teve o primeiro corte de chapa realizado em novembro de 2023. A previsão é de que ela seja entregue à Marinha do Brasil para operação em 2027, ampliando as capacidades operativas da Força Naval. O nome é uma homenagem ao primeiro comandante de uma frota, nascido em território brasileiro.
Participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sua esposa, Lu Alckmin, que batizou a fragata; a Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; entre outras autoridades.
Fragata Classe Tamandaré - O programa tem o objetivo de promover a renovação da esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no país, com previsão de entrega para o período entre 2025-2029.
Os navios são escoltas versáteis e de alto poder combatente, destinadas à proteção da área marítima brasileira (cerca de 5,7 mil km²), denominada Amazônia Azul. Capazes de se contraporem a múltiplas ameaças, elas podem realizar missões de defesa - aproximada ou afastada, do litoral brasileiro.
Ministério da Defesa
Por Rafael Paixão
Fotos: MB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.