Páginas

29 de agosto de 2025

POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO COMPARTILHA EXPERIÊNCIA EM SEGURANÇA PÚBLICA COM DELEGAÇÃO DA TANZÂNIA

Referência mundial no planejamento e em ações de segurança para grandes eventos, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro compartilhou durante dez dias neste mês de agosto sua expertise com uma delegação de militares e gestores públicos da Tanzânia, país africano que sediará a Copa Africana de Nações em 2027. Composta por policiais e bombeiros militares, como também de gestores de diversas áreas do serviço público, a delegação da Tanzânia chegou ao Rio de Janeiro na noite do dia 17 último, permanecendo até a quarta-feira, dia 27/08.
A missão estrangeira teve como objetivo principal a troca de experiências sobre estratégias de policiamento, segurança pública e gestão integrada de grandes eventos, entre outras áreas, como turismo e defesa civil.
No âmbito da Polícia Militar, o comando da Corporação mobilizou comandantes e gestores de suas áreas operacionais estratégicas para compartilhar a expertise com os representantes do país da África Oriental, que pretende se posicionar no continente africano como referência em grandes eventos.

— Para a Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi uma honra muito grande receber a delegação da Tanzânia. Estamos compartilhando com esta comitiva de alto nível a nossa expertise em grandes eventos. Adquirimos esse know how, com muito esforço para atender a expectativa do mundo ao recebermos os megaeventos, entre os quais a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 — afirmou o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, após almoço de confraternização no último dia 25 de agosto no Quartel General da Corporação.
Desde a chegada ao Rio de Janeiro, a comitiva tanzaniana participou de uma intensa programação, visitando unidades, assistindo a palestras e participando de treinamentos práticos junto a tropas especializadas da Polícia Militar. Nos primeiros dias da visita, a missão internacional esteve no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o hub de tecnologia da Corporação instalado no bairro de Cidade Nova, na capital. O CICC, entre outras atividades, concentra o monitoramento por câmeras digitais, o Serviço de Emergência 190 e a gestão de todos os aplicativos desenvolvidos para atender a área de segurança pública. Os militares do país africano participaram de treinamento controle de distúrbio social, ministrado por instrutores do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e acompanharam o policiamento do Batalhão de Policiamento Especializado em Estádios (BEPE) durante um dos jogos noturnos no Maracanã. Acompanharam também a rotina dos policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM). Ainda como parte da missão, visitaram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e participaram de ações simuladas no Centro de Treinamento do Comando de Operações Especiais (COE) da SEPM. No COE, houve treinamentos simulados com tropas do Grupamento Aeromóvel (GAM), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Secretaria de Estado de Polícia Militar - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.