- KC-390: update 2025.
Este artigo analisa as mais recentes notícias sobre o avião multimissão da Embraer, o C-390 Millennium, e seus sucessos e desafios, tanto no Brasil como no mercado mundial.
- Estados Unidos x China: a disputa pela superioridade naval.
Após décadas de uma desindustrialização que deixou os Estados Unidos com apenas alguns estaleiros, o complexo naval norte-americano, outrora inigualável, viu seus custos de construção dispararem e os prazos de produção desacelerarem drasticamente. Em trajetória oposta, a China, rival estratégica dos EUA, produziu centenas de novos navios, liderando o maior e mais rápido crescimento de uma força naval no mundo. No texto que se segue, serão tecidos alguns comentários sobre como os EUA procuram reverter essa tendência.
- Jatos de combate de alto desempenho na América do Sul.
Durante décadas, com raras exceções, a América Latina tem sido uma área de relativa tranquilidade na área militar. A não ser as exceções da Guerra das Malvinas em 1982, e o Conflito do Cenepa, ocorrido em 1995 entre o Peru e o Equador, a maior parte das ações militares no Continente envolveram guerras civis/insurgências internas. Por isso mesmo, a maior parte das aquisições de aeronaves militares dos países da Região não envolveram jatos de combate de alto desempenho, mas sim outros meios, como aviões de transporte e ligação e aeronaves de contrainsurgência - COIN e helicópteros, que são mais adequados ao enfrentamento de grupos guerrilheiros. A obtenção de jatos de combate de alto desempenho veio sendo postergada, estendendo-se ao máximo a vida útil dos modelos já em uso. Mas isso tem um limite, e agora vários países já estão se movimentando para a renovação de sua frota de aeronaves de primeira linha. É o que veremos neste artigo, enfatizando que por razões de espaço não estarão sendo levados em consideração jatos leves, de treinamento/ataque leve ao solo, a não ser quando sua menção seja estritamente necessária dentro do contexto.
E MAIS
- RU desenvolve sistemas de defesa aérea improvisados
- Enfrentamento de drones a baixo custo: a visão australiana
- Como o EagleShield ajuda na segurança aeroportuária
- Argentina: uma atualização
- Blindados sobre lagartas: a short list
- CL-52: o B-47 de sete motores
- Considerações sobre antiterrorismo
Receba a revista Segurança & Defesa em casa com toda comodidade e segurança.
E-mail: contec@aviation.com.br
Link: https://segurancaedefesa.com/index.php/2012-03-23-03-02-16
Slider
3 de outubro de 2025
Já está nas bancas a Edição 159 da Revista Segurança & Defesa.
A Revista Segurança & Defesa, esta há 40 anos de forma ininterrupta em bancas de jornal de todo o Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.