Entre os meses de setembro e outubro, ainda no escopo da Operação Atlas, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) conduziram um intercâmbio operacional com foco na Guerra Antissuperfície (ASuW). A programação integrou aulas teóricas, adestramentos práticos, voos em simulador e fase final embarcada no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A140), incluindo voos com aeronaves do EsqdHU-2. Na ocasião, foram totalizadas 17,9 horas de voo, consolidando procedimentos e ampliando a interoperabilidade entre tripulações aéreas e meios de superfície.
O intercâmbio promoveu o alinhamento de procedimentos táticos de detecção, classificação e acompanhamento de contatos de superfície, coordenação com meios navais e emprego de sensores e enlaces de dados, com ênfase no ciclo “sensor-to-shooter”. Durante a operação, a aeronave SH-16 empregou o sonar de longo alcance como elemento central para a construção do quadro tático marítimo, apoiado pelo radar de vigilância marítima e pela suíte de guerra eletrônica.
A participação conjunta contribuiu para elevar o nível de prontidão dos Esquadrões, resultando na padronização de checklists táticos, no aprimoramento do intercâmbio de técnicas de esclarecimento e engajamento, bem como no preparo para exercícios futuros com emprego combinado de mísseis Exocet (AH-15B) e Penguin (AGM-119B).
Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.