No dia 11 de dezembro, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque realizou a Missão de Lançamento de Armas IV/2025, a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, empregando uma Bomba de Arrasto de Fins Gerais (BAFG-230). O exercício teve como objetivo o lançamento real de armamento sobre o casco do ex-Navio de Desembarque de Carros de Combate Mattoso Maia (G-28), recentemente desincorporado do serviço ativo, utilizado como alvo de oportunidade, em área controlada e supervisionada por navio controlador.
Após os procedimentos de translado e de coordenação com os órgãos de controle de tráfego aéreo e os meios de superfície, as aeronaves envolvidas cumpriram rigorosamente os protocolos de segurança e de separação. Com a área certificada e o alvo confirmado, foi autorizada a execução do ataque, precedida de sobrevoo para verificação das condições do casco e do ambiente operacional.
O lançamento da BAFG-230 ocorreu com precisão, seguido da imediata recuperação da aeronave e da avaliação dos efeitos sobre o alvo. O êxito da missão reafirma a prontidão operacional do Esquadrão, valida doutrinas de ataque a navios de superfície e fortalece a interoperabilidade entre a Aviação Naval e os meios da Esquadra, contribuindo para o aprimoramento contínuo das capacidades da Marinha do Brasil.
Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.