Itajubá (MG) e Taubaté (SP) – No dia 13 de agosto, a Aviação do Exército (Av Ex) recebeu oficialmente a última unidade do helicóptero HM-4 - JAGUAR (designação militar do modelo AIRBUS / HELIBRAS H225M), matrícula EB 5015, prevista no cronograma de aquisições do Projeto H-XBR. A solenidade de entrega, realizada na fábrica da Helibras, em Itajubá/MG, marcou o encerramento de um ciclo fundamental de equipamento da Força Terrestre e a transferência tecnológica para a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira.
Incremento Operacional e de Defesa
A nova aeronave, fabricada e montada no país, passará a integrar a frota da Av Ex, sediada em Taubaté/SP. Equipada com sistemas de autodefesa modernos e suíte de guerra eletrônica avançada, o HM-4 - JAGUAR é um vetor otimizado para, entre outras, realizar missões de transporte de tropa e assalto aeromóvel, infiltração e exfiltração de tropa, apoio logístico em missões humanitárias e de defesa, durante o dia ou de noite.
Com o recebimento da última aeronave, o Exército Brasileiro (EB) conclui a incorporação dos meios a ele destinados no escopo do contrato comercial do Projeto H-XBR e consolida o HM-4 - JAGUAR como um importante meio de defesa para o Brasil.
O Projeto H-XBR
Gerenciado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Projeto H-XBR viabilizou o fornecimento de helicópteros modernos para a Marinha do Brasil, o EB e a Força Aérea Brasileira.
A consolidação deste projeto não apenas entregou meios para as Forças Armadas do Brasil, mas também gerou empregos qualificados no país e contribuiu para fortalecer a independência tecnológica em território nacional na manutenção de seus equipamentos e sistemas e desenvolvimento de helicópteros militares desse porte.
Implantação no Exército Brasileiro
A implantação do Projeto H-XBR no âmbito do EB é coordenada pelo Estado-Maior do Exército e sua implantação de responsabilidade do Comando Logístico, por intermédio da Chefia de Material de Aviação do Exército (C MAvEx), gerente desse projeto, que trabalha em estreita coordenação com a COPAC e o Comando de Aviação do Exército (CAvEx).
C MAvEx via Colog





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.