Páginas

▼

7 de outubro de 2026

Primeiro Gripen E produzido no Brasil realiza voo inaugural

O primeiro caça Gripen matricula FAB-4109 construído fora da Suécia, resultado da colaboração entre a Saab e a Embraer, marca mais um importante marco no programa Gripen.
O primeiro caça Gripen construído fora da Suécia ganhou os céus, realizando seu histórico voo inaugural a partir do aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo, em 6 de outubro, às 10h21, no horário local.
Pilotada pelo piloto de testes-chefe da Saab, Jakob Högberg, a missão teve como objetivo verificar as funções básicas dos sistemas da aeronave e avaliar seu desempenho inicial. O voo foi classificado como o primeiro teste de aceitação de produção do caça e deu início à fase final do processo de fabricação na Embraer.
Engenheiros de voo da Embraer foram responsáveis pelo planejamento e pela execução do voo, com apoio da Saab, marcando mais um avanço no plano de transferência de tecnologia proporcionado pelo programa Gripen ao Brasil. “Este voo inaugural demonstra que a produção do Gripen no Brasil atingiu um novo nível de maturidade. Tenho orgulho da nossa estreita cooperação com a Embraer no programa Gripen, que estabelece uma base sólida para o futuro desenvolvimento do Gripen no Brasil”, afirma Marcus Wandt, chefe da área de negócios Aeronautics da Saab. “Este primeiro voo de um Gripen E produzido no Brasil pela Embraer é um marco histórico para a indústria aeroespacial e de defesa do país. Ele confirma o sucesso de uma estratégia de longo prazo que combinou a visão da Força Aérea Brasileira, a expertise tecnológica da Saab e as capacidades de engenharia e industriais da Embraer”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. Após sua campanha de voo de aceitação de produção, a aeronave será certificada e estará pronta para ser entregue à Força Aérea Brasileira (FAB). Ela será transferida para a Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que atualmente opera 10 caças Gripen. Esta aeronave, apresentada oficialmente em 25 de março de 2026 pela Embraer, é a primeira de 15 a serem produzidas no Brasil no âmbito do programa atual. A Embraer abriga a única linha de produção de caças supersônicos da América do Sul e é parte integrante da cadeia global de fabricação e fornecimento da Saab. Saab AB

Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com o propósito permanente de ajudar nações a manter sua população e sua sociedade em segurança. Com o apoio de seus 29 mil profissionais, a Saab busca constantemente ampliar os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nos segmentos de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sede na Suécia. A empresa possui grandes operações em diversas partes do mundo e integra a capacidade de defesa nacional de vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.