Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

9 de março de 2023

Navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América, USCGC Stone (WMSL 758) chega ao Rio de Janeiro

Greater Charleston Navy League

Por Ricardo Pereira
Fotos: José Carlos de Oliveira

O Navio da Guarda Costeira Americana, USCGC Stone, Chega ao Rio de Janeiro com o objetivo de combater atividades marítimas ilícitas e fortalecer as relações de soberania em toda a região


O USCGC Stone (WMSL 758), um navio da Guarda Costeira Americana, chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com o objetivo de combater a pesca ilegal, conduzir operações antidrogas e fazer a sondagem de outras ameaças na região do Oceano Atlântico. Equipado com canhões e metralhadoras .50, o navio tem um convés projetado para operações aéreas e um hangar para até dois helicópteros, permitindo a realização de operações em alto-mar. O objetivo principal da missão é estreitar os laços com a Marinha brasileira e garantir a segurança marítima na região.

Uma Missão para Combater a Pesca Ilegal


Os Estados Unidos consideram a pesca ilegal como a principal ameaça à segurança marítima no mundo, na frente do tráfico de drogas e da pirataria. O capitão Clinton Carlson, líder da missão, explicou que os barcos de pesca clandestinos são identificados à longa distância, por drones, trazendo eficiência e segurança para a tripulação. A missão do USCGC Stone é combater essa atividade ilegal que prejudica a fauna marinha e a economia de países da região.

Equipamentos de Alto Nível


O USCGC Stone é um navio altamente equipado para operações marítimas de grande escala. Além dos canhões e metralhadoras, ele conta com sistemas avançados de radar, comunicação e navegação, permitindo a detecção e a interceptação de embarcações suspeitas. O convés do navio é projetado para permitir operações aéreas, como o pouso e decolagem de helicópteros. Ele também tem um hangar para acomodar até dois helicópteros.

Laços com a Marinha Brasileira


Além de combater a pesca ilegal e outras ameaças marítimas, o USCGC Stone também tem o objetivo de estreitar os laços entre a Guarda Costeira Americana e a Marinha brasileira. Essa cooperação envolve o compartilhamento de informações, a realização de operações conjuntas e o intercâmbio de treinamentos entre as duas forças.

Uma Visita ao Rio de Janeiro


Esta não é a primeira vez que o USCGC Stone visita o Brasil. Em 2020, a tripulação ficou confinada devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Desta vez, os marinheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, visitando locais icônicos como o Pão de Açúcar e experimentando a culinária local em um restaurante de Copacabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]