Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

11 de abril de 2023

MBDA apresenta as mais recentes tecnologias de mísseis na LAAD 2023

Na feira LAAD, que acontece de 11 a 14 de abril de 2023 no Rio de Janeiro, a MBDA mostrará a capacidade diferenciada da empresa em fornecer soluções tecnológicas de ponta na área de armas guiadas para as Forças Armadas (aérea, naval, terrestre).

Os destaques incluirão a exibição da família de mísseis CAMM, já contratada pela Marinha do Brasil e diversos outros clientes, e que está em total conformidade com os Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) previstos para a Defesa Antiaérea de Média Altura/Alcance das Forças Armadas Brasileiras em sua versão CAMM-ER. Sua integração nas fragatas classe Tamandaré, atualmente sendo implementada em parceria com a indústria local, dotará o Brasil do mais avançado Sistema de Defesa Antiaérea Naval do mercado. No domínio aéreo, evidentemente, o destaque será o míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual (BVRAAM) METEOR da MBDA, que é incomparável como arma de dominância do ar de longo alcance.

DOMINÂNCIA AÉREA

O METEOR é o revolucionário míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual da MBDA, dotado de propulsão por ramjet e habilitado para operação em rede, que é amplamente reconhecido como um “game changer” para o combate aéreo. A chave para isso é o motor ramjet ajustável do METEOR, o buscador de radar ativo e o datalink que se combinam para fornecer incomparáveis velocidade final e manobrabilidade em alcances muito estendidos, resultando em sua importantíssima 'No-Escape Zone', sendo várias vezes superior a qualquer outra existente ou armas BVR planejadas. O METEOR está integrado em aeronaves de caça, incluindo Gripen, Eurofighter, Typhoon e Rafale e está sendo integrado aos F-35 Lightning II Joint Strike Fighter e KF-21.

DEFESA ANTIAÉREA

CAMM e CAMM-ER são a mais recente adição da MBDA ao seu catálogo de sistemas de defesa antiaérea para aplicações navais e terrestres. O sistema naval é conhecido como SEA CEPTOR e foi escolhido como sistema de defesa antiaérea para proteger as novas fragatas classe Tamandaré da Marinha do Brasil. A família CAMM fornece as mais recentes tecnologias de defesa antiaérea, incluindo um buscador de RF digital altamente avançado, datalink bidirecional e lançamento vertical suave, e são construídos especificamente para defesa antiaérea. O sistema é capaz de combater todas as ameaças modernas, incluindo enxames e alvos de pequena seção reta radar em todos as condições climáticas, de várias direções e em ambientes de contramedidas eletrônicas. CAMM e CAMM-ER compartilham os mesmos componentes eletrônicos avançados (o seeker, datalink etc.), com a principal diferença sendo seus motores foguete, que são otimizados para engajamentos em diferentes alcances dentro de um sistema de defesa antiaérea em camadas. O CAMM é otimizado para engajamentos em alcances de até 25 km, incluindo ameaças tardias emergentes a curto alcance, enquanto o CAMM-ER possui um motor foguete maior que é otimizado para engajamentos de longo alcance superiores a 40 km.

O MISTRAL provou ser uma grande história de sucesso com uma taxa de acerto de 96% em todos os seus disparos realizados. Este míssil Infravermelho altamente versátil pode ser implantado como um sistema de defesa antiaérea portátil (MISTRAL MANPADS) ou a partir de vários sistemas de lançamento baseados em terra e navio, como o sistema SIMBAD RC para defesa antiaérea naval.

O VL MICA NG é o sistema de armas de defesa antiaérea MICA de nova geração, oferecendo excelente autodefesa e capacidade de defesa de área local para uma ampla gama de navios de combate de superfície e para aplicações terrestres. O VL MICA NG está disponível com dois buscadores de última geração (IV ou RF) e com um novo motor-foguete de pulso duplo que oferece capacidade de alcance estendido de até 40 km. Ele pode enfrentar os cenários mais severos de contramedidas eletrônicas e infravermelhas com uma probabilidade de acerto muito alta.

SUPERIORIDADE MARÍTIMA

O EXOCET provavelmente classifica-se como o mais conhecido míssil antinavio do mundo. O Exocet apresenta baixa assinatura radar, voo rasante sobre o mar, ativação de busca tardia, discriminação de alvo aprimorada e contra contramedidas eletrônicas (ECCM), funções que combinadas tornam esta arma realmente temível. O Exocet é oferecido em três variantes: o SM39 lançado de submarino, o AM39 lançado do ar e o MM40 lançado da superfície. A última versão do Exocet é a variante MM40 Block 3 dentro da família EXOCET, uma arma de alcance classificado em superior a 200 km, adequada para lançamento de navios ou de baterias costeiras. Já em serviço, este EXOCET de última geração apresenta waypoints 3D, perfil de voo de baixa altitude sobre o mar e capacidade de atingir alvos terrestres costeiros, bem como navios.

ENGAJAMENTO NO CAMPO DE BATALHA

AKERON MP e AKERON LP são os únicos mísseis de combate terrestre de quinta geração do mundo projetados para infantaria leve bem como para integração em veículos de combate e aeronaves. Com alcance superior a 4 km, o Akeron MP possui uma ogiva programável capaz de neutralizar todos os alvos, desde os blindados mais bem protegidos, até grupo de indivíduos e estruturas. Este míssil habilitado para operar em rede permite disparos no modo fire and forget, com apenas um operador que detém a capacidade de operar sobre o “loop”, permitindo que o Akeron MP seja redirecionado rápida e facilmente em voo para o ponto de refinamento do alvo ou das funcionalidades de “lock-on” após o lançamento. O Akeron LP inclui os mesmos recursos do Akeron MP, mas com a adição de um modo de orientação a laser semiativo (SAL) e alcance estendido para atingir alvos a até 20 km de distância.

O ENFORCER é um sistema de míssil leve que permite o engajamento efetivo de uma ampla gama de alvos, incluindo alvos blindados leves, estáticos e móveis, além de ameaças atrás de cobertura. A MBDA estabeleceu uma parceria com a empresa brasileira Xmobots para integrar o Enforcer com o veículo aéreo não tripulado brasileiro Nauru 1000C. Juntos, o Enforcer e o Nauru 1000C fornecem uma capacidade potente de engajar uma ampla gama de alvos a partir de distâncias seguras, em vez de depender de armas de queda livre que arriscam a segurança do drone e têm dificuldade em atingir alvos em movimento.

Notas aos editores:

A MBDA é um grupo europeu multinacional único, líder mundial no campo de sistemas de armas complexos, desempenhando um papel fundamental na manutenção da segurança de nações. Criada com o espírito de cooperação internacional, a MBDA e seus mais de 14.000 funcionários trabalham juntos para apoiar a soberania nacional da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido e outros países aliados em todo o mundo. Como um acelerador de inovação, a MBDA é o único grupo europeu capaz de projetar e fabricar armas complexas para atender a toda a gama de requisitos operacionais atuais e futuros das três Forças Armadas (terrestre, naval e aérea). 

A MBDA é propriedade da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%).

MBDA Systems

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]