Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

3 de dezembro de 2023

BRASIL GARANTE PERMANÊNCIA NO CONSELHO DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO), COM VOTAÇÃO INÉDITA E SURPREENDENTE, PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

O Brasil foi terceiro mais votado no seleto grupo de 10 maiores países com interesse em comércio marítimo internacional

O Brasil garantiu sua permanência no Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), com sede em Londres, para o biênio 2024-2025. O Brasil foi o terceiro país mais votado, com 154 votos, no dia 01 de dezembro.

Esta foi a melhor pontuação e classificação que o Brasil já obteve na IMO. 

No cômputo geral de todas as categorias, o Brasil continuou sendo 3º colocado na eleição, na frente de grandes países desenvolvidos.

Com a vitória, o Brasil permanece membro integral do Conselho da IMO na categoria B, onde são eleitos os 10 maiores países com interesses em comércio marítimo internacional. A eleição para o Conselho da IMO acontece de dois em dois anos, durante assembleia geral, e envolve todos os 175 Estados-Membros.

O resultado desta eleição reflete o trabalho e a integração da nossa Representação Permanente do Brasil junto a IMO, guarnecida com o pessoal da Marinha do Brasil e suas estruturas de organizacionais na área marítima, que participa ativamente em defesa dos interesses brasileiros e na projeção da imagem do Brasil naquela Organização. A candidatura recebeu apoio diplomático do Ministério das Relações Exteriores para divulgacão e campanha.

O Brasil atua há 60 anos como Estado-Membro dessa Agência especializada da Organização das Nações Unidas, responsável por promover, por meio da cooperação entre seus membros, um transporte marítimo seguro, eficiente e sustentável, pautado na prevenção e no controle da poluição marinha causada por navios. O Brasil ocupa, initerruptamente, uma cadeira em seu Conselho desde 1967.

Com sede em Londres , no Reino Unido, a IMO celebrou no ano de 2023 seus 65 anos de atividades e, atualmente, conta com 175 Estados-Membros, 3 Estados Associados, 66 Organizações Intergovernamentais com status de observadores e 88 Organizações Não- Governamentais com status de caráter consultivo. Nesta Assembleia Geral foram eleitos os 40 Estados-Membros que comporão o Conselho IMO para o próximo biênio.

Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]