Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

31 de dezembro de 2023

VÍDEO: Novo drone de combate turco (TAI) ANKA-3 MIUS realizou primeiro voo

O drone TAI ANKA-3, fabricado na Turquia, realizou seu primeiro voo, marcando um avanço notável na sofisticada indústria de defesa nacional do país.

A aeronave permaneceu no ar por uma hora e 10 minutos. O drone, formalmente conhecido como ANKA-3 MIUS (Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados em turco), atingiu uma velocidade de 150 nós (92 km/h) e alcançou uma altitude de cerca de 2.400 metros.


De acordo com as especificações técnicas, a aeronave tem uma altitude operacional de 12 mil metros, capacidade de carga útil de até 1.200 quilos, velocidade máxima de Mach 0,7 (857 km/h) e capacidade de permanecer no ar por até 10 horas.

"Nosso drone de combate ANKA-3, desenvolvido pela TAI [Turkish Aerospace Industries], completou com sucesso seu primeiro voo hoje. Esperamos que nossa aeronave contribua significativamente para a defesa de nosso país com suas tecnologias, design e recursos avançados", anunciou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma postagem na plataforma X (antigo Twitter).

A criação desta aeronave representa uma conquista significativa, já que poucas nações desenvolveram um drone deste tipo. O projeto do veículo não tripulado visa dificultar sua detecção pela tecnologia de vigilância tradicional. Seus compartimentos internos podem transportar 635 kg de armas, enquanto suas estações internas e externas nas asas podem levantar mais de 1.450 kg.


A aeronave controlada remotamente tem a capacidade de utilizar várias armas, incluindo a bomba Mk 82, de fabricação americana, e o míssil turco SOM-J, com alcance de 270 km. É provável que seja utilizado para fins de ataque, reconhecimento, guerra eletrônica e desativação das defesas aéreas inimigas. O país também produz o caça furtivo tripulado TAI TFX, que poderá ser utilizado em conjunto com o ANKA-3.

A Turquia também planeja adquirir 40 caças F-16 dos Estados Unidos. Alternativamente, Ancara considerou a possibilidade de comprar aeronaves Eurofighter Typhoon de outros membros da OTAN, embora a Alemanha tenha se oposto a qualquer acordo potencial até o momento.

Recentemente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou fortemente as ações de Israel em Gaza e na Cisjordânia. A Alemanha, por sua vez, é uma firme defensora do Estado judeu. Questões de direitos humanos em relação à população curda da Turquia também foram levantadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]