Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

17 de abril de 2023

LAAD 2023: CONCEITO DE VIATURA BLINDADA DE COMBATE ANTIAÉREA

Um dos destaques da LAAD 2023 deste ano foi exposto no estande da empresa Saab, um conceito do futuro Viatura Blindada de Combate Antiaérea - Media Sobre Rodas (versão Unidade Tiro), equipamento que fará parte de um novo sistema móvel de defesa antiaérea sistema. Este sistema inclui ainda uma Viatura Blindada Antiaérea de Combate de Rodas Médias - versão Controle e Alerta, viatura que contará com radar móvel e abrigará o Centro de Operações da Seção de Artilharia Mecanizada Antiaérea.


O projeto foi iniciado pela Diretriz de Projeto Integrado, Portaria nº 944-EME, de 12 de janeiro de 2023, que visa regulamentar as medidas necessárias para o Projeto Integrado do Veículo Blindado Antiaéreo de Combate de Rodas Médias (VBC AAe - MSR) para a Seção de Artilharia Antiaérea de Mísseis Mecanizados para a elaboração do Estudo de Viabilidade e dos documentos da Fase Conceitual das Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar.


Dentre os objetivos específicos do Projeto estão: obtenção de Veículos de Combate Antiaéreos de Rodas Médias (nas versões Unidade de Canhão e Controle e Alerta); integrar o sistema de plataforma blindada Guarani com o subsistema de mísseis antiaéreos de baixa altitude do Exército e o subsistema de controle e alerta, no escalão da Seção de Artilharia Antiaérea, harmonizando os sistemas de comando e controle das novas viaturas com o comando e sistema de controle da Força Terrestre. Tudo visando atender ao objetivo geral de dotar as Brigadas Mecanizadas/Blindadas de capacidade de defesa antiaérea móvel.


Primeiro projeto integrado da EPEx, o VBC AAe - MSR está inserido no escopo dos Programas Estratégicos de Forças Blindadas e Defesa Antiaérea do Exército; e passará a fazer parte da família de blindados Guarani, utilizando o sistema de mísseis de alta precisão na versão Gun Unit, e radares móveis de alta resolução na versão Control and Alert.

O conceito do sistema de defesa aérea móvel de baixa altitude (Mobile Short-Range Air Defense - MSHORAD), solução de defesa antiaérea de alta mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um Radar Giraffe 1X, interligado com o Sistema de Comando e Controle (C²) da Saab. No estande, a Saab demonstrou a possibilidade de integrar uma unidade de tiro RBS70 NG ao Veículo Blindado de Transporte de Pessoal com Rodas Médias (VBTP MSR) Guarani do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]