Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

5 de abril de 2023

Nova Plataforma para o míssil Kornet

Segundo publicado no conhecido site Armyrecognition.com, que aponta agências de notícias russas como fonte, o Viatura Terrestre Não Tripulada Marker recebeu como armamento principal uma nova estação de armas com o míssil anticarro Kornet, e está pronta para ser colocada em produção para aplicação em combate. Anteriormente, Dmitry Rogozin, ex-CEO da Roskosmos, havia postado em suas redes sociais um vídeo mostrando o Marker equipado com um lançador com quatro Kornet.

O Marker foi desenvolvido para uma variedade de aplicações militares. Suas principais tarefas incluem reconhecimento, vigilância e suporte a operações de combate. O veículo é equipado com uma gama de sensores, câmeras e sistemas de comunicações, que lhe permite coletar inteligência e transmitir informações em tempo real. Adicionalmente, pode ser equipado com vários sistemas de armas, incluindo mísseis anticarro, configurando-se como um importante ativo no moderno campo de batalha. O Marker está disponível em variantes sobre lagartas e sobre rodas. A plataforma pode operar autonomamente por até 48 horas em estradas pavimentadas ou até 24 horas no terreno. Durante testes, espera-se que o Marker cubra distâncias de 50km, 100km e 200km.

De acordo com o site referido acima, a integração do míssil Kornet cria uma formidável combinação de tecnologias avançadas para o engajamento de alvos blindados no campo de batalha moderno. O míssil Kornet foi desenvolvido pelo Shipunov KBP Design Bureau, subsidiária da holding High Precision Weapons sediada em Tula. O sistema pode engajar alvos a distâncias de até 5,5km, o que lhe permite neutralizar carros de combate e outras viaturas blindadas a partir de uma distância segura.

A capacidade do Kornet de penetrar a blindagem de CC modernos já foi provada em várias ações de combate, em particular o Oriente Médio. A cabeça de guerra em tandem pode penetrar blindagem do tipo Rolled Homogeneous Armor (RHA) com espessura de 1.100mm a 1.300mm, depois que já tiver sido detonada a blindagem reativa. Como mencionado no site, esse nível de penetração assegura a efetividade do Kornet contra uma ampla gama de blindados, incluindo carros de combate pesados como o Leopard, o Challenger e o M1A1 Abrams.

O sistema anticarro Kornet continua sendo um dos mais procurados mísseis anticarro do mundo, e sua integração no Marker pode representar, no futuro próximo, um novo e promissor produto no mercado internacional de armas. A foto mostra o Marker (sem o Kornet) exposto no Army Forum 2022 (Texto e foto: Laguk Media).

Revista Segurança & Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]