Um novo marco da Marinha na renovação de sua frota. Em uma operação de quase sete horas de duração, a nova fragata Tamandaré (F200) foi lançada ao mar durante o final de semana. Foi realizada a imersão controlada do dique onde o navio estava, permitindo que a embarcação flutuasse pela primeira vez. Cerca de 40 profissionais atuaram na manobra e na inspeção interna durante essa fase
Com o auxílio de rebocadores, a fragata F200 foi movimentada até o cais, onde agora passará pela instalação e comissionamento de equipamentos, além dos testes necessários antes de seguir para as provas de mar. Como noticiamos, uma cerimônia em Santa Catarina no início do mês marcou a entrega simbólica da embarcação para a Marinha. Contudo, a fragata ainda receberá a instalação de armamentos, como canhões, mísseis, torpedos e metralhadoras. Todo esse trabalho deverá ser finalizado até o ano que vem. Assim, a entrega definitiva do F200 deverá acontecer em dezembro de 2025.
A Fragata Tamandaré dá nome à sua classe e homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, que atuou em importantes conflitos, como a Guerra da Cisplatina e a Guerra da Tríplice Aliança. Com 107 metros de comprimento, 3.500 toneladas de deslocamento e capacidade para alcançar a velocidade de 25 nós (cerca de 47 km/h), a embarcação contará com uma tripulação de 112 militares.
O objetivo da Marinha com o Programa Fragatas Classe Tamandaré é modernizar a sua frota, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do país, além de incentivar o crescimento da indústria de defesa nacional e da cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro. Ao todo, o programa prevê a entrega de quatro embarcações, incluindo o F200.
Petronotícias
Petronotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.